Todos os assuntos
- Aleitamento
- Blogosfera
- Causas que apoiamos
- Cuidado com o bebê
- Datas Comemorativas
- Dia Mundial da Prematuridade
- Educação em saúde
- Em casa com o prematuro
- Enfermagem
- Exames Médicos
- Família e Amigos
- Fisioterapia
- Fonoaudiologia
- Fóruns Interdisciplinares
- Futuro do Prematuro
- Gestação
- Gestação e Parto
- Histórias Reais
- Idade Gestacional
- Legislação
- Licença Maternidade
- Mãe de Prematuro
- Método Canguru
- Na UTI Neonatal
- Notícias - Brasil
- Notícias - Internacional
- Nutrição
- Outros
- Pai de Prematuro
- Palavra do Especialista
- Palivizumabe
- Parto Prematuro
- Pensamentos
- Prematuridade.com
- Psicologia
- Saúde do Prematuro
- Sem categoria
- Vacina Palivizumabe
- Vacinas
- Vídeos
Novidade na pandemia: como funciona a telemedicina?
12/09/2020
Humanização do Cuidado
A telemedicina é o uso da tecnologia para a realização de atendimento médico à distância. Conforme resolução do Conselho Federal de Medicina e Portaria do Ministério da Saúde, divulgadas em março de 2020, a tele consulta está autorizada em caráter de excepcionalidade enquanto durar a pandemia COVID-19.
E como funciona? Após uma conversa e avaliação das demandas do paciente, a consulta é agendada, mas, muitas vezes, neste momento se identifica a necessidade de consulta presencial, sendo a mesma indicada.
É possível agendar consulta pediátrica pré-natal, acompanhamento do desenvolvimento do bebê, orientação alimentar, orientação sobre o ritmo de sono e até mesmo conversar sobre alguns sintomas que possam estar manifestando. Para os recém nascidos, a consulta será em consultório com todas as precauções necessárias para um atendimento seguro, ou no domicílio, quando seu pediatra atende nessa modalidade.
A telemedicina é uma ferramenta que auxilia no vínculo do profissional com seus pacientes, pois em momentos como esse que estamos vivendo, será muito útil para diminuir a distância e as angústias de quem precisa de informação e orientação. É um atendimento com empatia, atenção e acolhimento para que você tenha suas dúvidas esclarecidas e suporte em tempo real. Para nós, profissionais de saúde, é uma oportunidade de estarmos perto e assistirmos os nossos pacientes.
Pessoalmente, acho que novos tempos trazem novas necessidades, que é tempo de nos reinventarmos, sem perder a essência da relação médico-paciente.
por Dra. Desirée Volkmer, pediatra, neonatologista e membro do nosso Conselho Científico
Tem um bebê
prematuro?
Preencha nossos cadastro e ajude
a direcionar as ações da nossa ONG
