• Parceiros oficiais:
  • Efcni
  • March of Dimes
Arraste para navegar

Como transportar um prematuro da forma mais segura?

02/08/2011









http://www.nzprems.com/articles/coming-home/

O transporte de bebês prematuros e de baixo peso requer considerações especiais.

É necessário tomar alguns cuidados em relação ao posicionamento desses bebês nas cadeirinhas devido à sua imaturidade fisiológica e baixo peso.

O que preocupa pais e médicos é a alta frequência de quedas de saturação e episódios de apnéia ou bradicardia vividas por bebês prematuros quando posicionados semi-inclinados em cadeirinhas para carros, havendo risco de eventos cardio-respiratórios adversos, bem como consequências no desenvolvimento neurológico.

Leia aqui as principais recomendações da Academia Americana de Pediatria sobre o transporte de prematuros e bebês de baixo peso na alta hospitalar, afim de evitar tais eventos:- Sugere-se que os prematuros sejam observados por um período de 90 a 120 minutos (ou mais, se o tempo para de viagem para casa for maior) em uma cadeirinha de carro antes da alta, ainda na UTI Neo. Converse com a equipe do hospital sobre a possibilidade de levar a cadeirinha à UTI e realizar o teste.

- A cadeirinha dever ter inclinação de aproximadamente 45° (siga as instruções de instalação do fabricante).












Fonte: http://pediatrics.aappublications.org


- Evite deixar o bebê na cadeirinha por longos períodos, além daquele necessário para o trajeto de carro a ser feito.


- Utilize as cadeirinhas de segurança para carro somente para andar de carro.


- Algumas cadeirinhas de segurança vêm com sistemas de apoio (almofadinhas) para a cabeça. Muitos deste sistemas, no entanto, são vendidos separadamente e podem diminuir a segurança da cadeirinha, pois podem deixar folgas entre as tiras e os cintos do equipamento. Somente os produtos que já vêm com a caderinha ou são vendidos pelo mesmo fabricante especificamente para esse fim devem ser utilizados.








Fonte: http://pediatrics.aappublications.org

- Além do apoio à cabeça, os prematuros podem necessitar mais suporte para ficarem melhor posicionados na cadeirinha. Sugere-se mantinhas enroladas que podem ser colocadas em ambos os lados do bebê para fornecer apoio lateral para a cabeça e tronco.- Recomenda-se que um adulto sente no banco de trás para observar o bebê durante o trajeto para casa.


Lembrando que...

- Nunca deve-se deixar um bebê ou criança sozinho dentro do carro e...

- Lugar de criança é sempre no banco de trás!

E qual a caderinha ideal para meu bebê prematuro?

O primeiro passo para escolher a cadeirinha de carro ideal é verificar em qual grupo seu filho se encontra - isso tem a ver, basicamente, com o peso da criança. Com base na avaliação, você saberá qual modelo escolher: bebê-conforto, assento de segurança ou assento de elevação. Veja abaixo:

Grupo 0+ - Bebês de até 13 kg (o limite recomendado já foi de 9 kg, mas hoje o padrão de segurança passou a ser de 13 kg, daí o símbolo de "mais" colocado depois do 0) ou qualquer criança abaixo de 1 ano.

Grupo 1 - Bebês de 9 a 18 kg necessariamente acima de 1 ano (embora se recomende atrasar o máximo possível a troca do bebê-conforto pelo assento de segurança), chegando até os 3 ou 4 anos, dependendo do desenvolvimento da criança.

Grupo 2 - Crianças de 15 a 25 kg, geralmente entre 3 e 8 anos.

Grupo 3 - Crianças de 22 a 36 kg, geralmente entre 5 e 10 anos.

Indicação conforme o tipo de assento:








































Peso Tipo de assento Grupo de massa
0 a 13 kg Bebê-conforto 0+
0 a 18 kg Bebê-conforto conversível em assento de segurança 0+ e 1
0 a 25 kg Bebê-conforto conversível em assento de segurança 0+, 1 e 2
9 a 18 kg Assento de segurança 1
9 a 36 kg Assento de segurança conversível em assento de elevação* 1, 2 e 3
15 a 36 kg Assento de elevação* 2 e 3

* A criança precisa ser alta o bastante para o cinto não machucar seu pescoço. 

A rigor, todas as cadeiras certificadas podem ser usadas conforme suas especificações, embora especialistas defendam um tratamento mais cauteloso a recém-nascidos, particularmente os prematurosPara eles, recomenda-se que o assento seja a versão exclusiva para o Grupo 0+ e não a conversível.



Portanto, se você pretende adquirir um modelo conversível para não ter de gastar duas ou três vezes com cadeirinhas, use um bebê-conforto emprestado até a criança completar 3 meses ou então evite circular de carro com ela nesse período.Para visualizar o guideline completo da Academia Americana de Pediatria, clique aqui.


Fontes: Safe Transportation of Preterm and Low Birth Weight Infants at Hospital Discharge (http://pediatrics.aappublications.org/); http://bebe.abril.com.br/


 







  • TAGS

Tem um bebê
prematuro?

Preencha nossos cadastro e ajude
a direcionar as ações da nossa ONG

Cadastre-se