• Parceiros oficiais:
  • Efcni
  • March of Dimes
Arraste para navegar

Atendimento psicológico online ajuda pais de prematuros e profissionais de saúde

05/11/2020 psychological-online-services-personal-distance-support-assistance-home-by-internet_74565-1158

A ONG Prematuridade.com, em parceria com psicólogos convidados, e com o apoio da empresa Chiesi Farmacêutica, disponibilizou, durante os últimos meses, atendimento psicológico gratuito para dezenas de pessoas focado, sobretudo, na situação atual de pandemia por COVID19 (leia o post de dvulgação inicial do projeto aqui).

O objetivo do projeto foi de orientar, amenizar ansiedades, esclarecer e acolher. Muitas crenças e receios, que aparecem no momento do pós-parto e puerpério de um bebê prematuro, evidenciados durante a pandemia, puderam ser endereçados.

Nessa crise mundial, vale ressaltar que o cuidado com a saúde mental é um direito de todos, seja em épocas específicas de nossas vidas ou na manutenção da saúde emocional ao longo dela. A atenção para o momento mãe-bebê é de extrema importância levando em consideração que é desses primeiros contatos que dependem a qualidade da saúde de ambos e todas as novidades que virão dessa relação e, a família como um todo, precisa estar bem justamente para ser rede de apoio eficaz e aproveitarem juntos e da melhor forma esse momento.

Quando falamos de profissionais de saúde, o constante treinamento e protocolos rígidos implementados a fim de evitar a contaminação pelo coronavírus em ambientes hospitalares, têm redobrado a atividade dos colaboradores envolvidos. Com o projeto, o objetivo foi dar conta de seus anseios, inseguranças e expectativas.

Médicos, enfermeiros, técnicos, equipe de higienização, portaria e demais colaboradores, o presente projeto ofereceu suporte técnico em prevenção e promoção da saúde. Foram atendimentos on-line, por chamada de vídeo ou áudio, respeitando o isolamento social e a situação de cada um, sem comprometer a qualidade do atendimento prestado pela equipe de psicólogos.

O impacto positivo causado à saúde mental de quem foi atendido pelo projeto (alívio emocional para pais de bebês prematuros e melhora da saúde mental de profissionais da Saúde que trabalham na área da Neonatologia) surtirá efeito ainda por muito tempo, garantindo um melhor enfrentamento das situações do dia-a-dia, mesmo com a possibilidade de que a pandemia perdure por mais tempo que esperamos.

A ONG Prematuridade.com agradece aos profissionais de Psicologia parceiros e à Chiesi Farmacêutica pela realização e pelo sucesso desse projeto. 



Tem um bebê
prematuro?

Preencha nossos cadastro e ajude
a direcionar as ações da nossa ONG

Cadastre-se