• Parceiros oficiais:
  • Efcni
  • March of Dimes
Arraste para navegar

Aprovado projeto que estende salário-maternidade às mães de prematuros

18/08/2011


     Ainda há muito pela frente, nessa nossa luta pelos direitos dos bebês prematuros e suas famílias. Mas com esperança, fé, união, luta e persistência, a gente chega lá!
     Exemplo de que as coisas estão melhorando - e ainda vão melhorar muito - é essa excelente notícia publicada na Veja.com. Confiram a matéria, saindo do forno!!!

     "Brasília (17/08/11) - A Comissão de Assuntos Sociais do Senado (CAS) aprovou hoje projeto de lei da ex-senadora Marisa Serrano (PSDB-MT) que estende o salário-maternidade das seguradas da Previdência que tiverem filhos prematuros extremos pelo período necessário para fazer o acompanhamento hospitalar do recém-nascido.


      A medida também beneficia as trabalhadoras domésticas. Como foi aprovado em caráter terminativo, a proposta pode ser submetida aos deputados, sem ser votada pelos senadores no plenário, se não houver recurso contrário.
      O relator Paulo Paim (PT-RS) afirma que os eventuais custos da concessão desse benefício são ínfimos em relação aos resultados positivos em termos de saúde e educação. "Uma criança nascida prematuramente, com grau extremado de exigência de cuidados, pode representar uma carga estressante para a mãe", lembra Paim.
      Na justificativa, Marisa lembra que, recentemente, o Congresso ampliou a licença-maternidade de 120 para 180 dias, de forma facultativa. Ela entende que, no caso de prematuros extremos, que exigem cuidados por períodos mais longos, é necessário um tratamento diferenciado, dando às mães "a chance de interferir positivamente e afetivamente no desenvolvimento do bebê".
      Ela diz ainda que "a proteção da maternidade tem sido objeto de preocupação crescente nas políticas sociais voltadas para a saúde. "Trata-se, enfim, de enfatizar a importância que a evolução do bebê e a saúde das mães devem merecer atenção especial nas políticas públicas", acrescenta a ex-senadora."




Fonte: http://veja.abril.com.br/noticia/brasil/projeto-amplia-licenca-para-mae-de-prematuro


     Clique aqui e entenda como funcionará a lei na prática e as vantagens para mães e bebês.






  • TAGS

Tem um bebê
prematuro?

Preencha nossos cadastro e ajude
a direcionar as ações da nossa ONG

Cadastre-se