Todos os assuntos
- Aleitamento
- Blogosfera
- Causas que apoiamos
- Cuidado com o bebê
- Datas Comemorativas
- Dia Mundial da Prematuridade
- Educação em saúde
- Em casa com o prematuro
- Enfermagem
- Exames Médicos
- Família e Amigos
- Fisioterapia
- Fonoaudiologia
- Fóruns Interdisciplinares
- Futuro do Prematuro
- Gestação
- Gestação e Parto
- Histórias Reais
- Idade Gestacional
- Legislação
- Licença Maternidade
- Mãe de Prematuro
- Método Canguru
- Na UTI Neonatal
- Notícias - Brasil
- Notícias - Internacional
- Nutrição
- Outros
- Pai de Prematuro
- Palavra do Especialista
- Palivizumabe
- Parto Prematuro
- Pensamentos
- Prematuridade.com
- Psicologia
- Saúde do Prematuro
- Sem categoria
- Vacina Palivizumabe
- Vacinas
- Vídeos
Americana que nasceu com 23 semanas e 245 gramas é o menor bebê do mundo a sobreviver
31/05/2019
Com apenas 23 semanas, a pequena Saybie nasceu e se tornou a menor bebê do mundo a sobreviver. Ela nasceu em dezembro, no Sharp Mary Birch Hospital for Women & Newborns, situado em San Diego, na Califórnia (EUA), com 245 gramas e media 23 centímetros, ou seja, 7 gramas menor que o do bebê que até então detinha o recorde, nascido na Alemanha, segundo registro da Universidade de Iowa. Um bebê que veio ao mundo no início deste ano no Japão, pesando 268 gramas, é considerado, por sua vez, o menor menino a sobreviver a um parto prematuro.
Os médicos disseram à família que ela teria poucas horas de vida, mas não foi o que aconteceu. Saybie teve alta pesando 2,26kg e 40cm, com boa saúde, segundo um comunicado do hospital.
O parto prematuro aconteceu devido à pressão da mãe. "Disseram que tinha pré-eclâmpsia (complicação da gestação potencialmente severa que se caracteriza por pressão alta). Passava dos 200. Disseram que tinha que dar à luz rápido", lembrou a mãe. “Repetia ‘não vai sobreviver, tem apenas 23 semanas'”, enquanto uma gravidez média dura 40. “Foi o dia mais assustador da minha vida”, disse a mãe da menina que pediu para manter preservada a identidade de sua família. “Passei mal, achei que fosse da gravidez”.
Saybie nasceu de uma cesariana de emergência com 23 semanas e três dias de gestação. Uma bebê “micro prematura” (menos de 28 semanas) enfrenta hemorragias cerebrais e problemas pulmonares e cardíacos, com pequenas chances de sobrevivência. Uma enfermeira que cuidou dela acredita que sua recuperação foi um "milagre".
“Disseram ao meu marido que teria uma hora com ela e que em seguida morreria. Mas essa hora virou duas, e estas duas, um dia, e em seguida uma semana”, contou a mãe em um vídeo divulgado pelo hospital. Após cinco meses internada, ela teve alta pesando 2,26 kg e 40 cm centímetros, gozando de boa saúde, segundo um comunicado do hospital.
De acordo com os médicos, a sobrevivência de Saybie pode ser atribuída ao fato de que ela não sofreu complicações graves após o nascimento.
"Saybie não passou por praticamente nenhum dos desafios médicos que costumam ser associados aos micro prematuros, que podem incluir hemorragias cerebrais, problemas pulmonares e cardíacos", explica o hospital. “Cada vida é um milagre, mas aqueles que desafiam as possibilidades, o são ainda mais”, disse à AFP Edward Bell, médico pediatra que tem o registro.
“Sinto-me abençoada”, expressou a mãe. “É a menor bebê do mundo e é minha!”.
Fontes: Correio, G1 e Veja (notícia original publicada em 30/05/19).
(Fotos: AFP)
Tem um bebê
prematuro?
Preencha nossos cadastro e ajude
a direcionar as ações da nossa ONG
