Um e-book feito com carinho para pais assustados e familiares e amigos solidários
"Lembro de chegar na cozinha e ver Juliana, minha esposa, curvada sentindo dores. Passou rápido. Franzi a testa, ela fez cara de “sei lá”. Alguns minutos depois, sete, a dor voltou. E sete mais tarde, de novo. Bom, isso era um sábado à noite, pandemia quase que no pico, e nossos corações na boca. Sozinhos. Recorri ao google, que me acalmou nas primeiras frases, algo do tipo “não se preocupe, são contrações de treinamento”. “A menos que...” e em seguida listava exatamente o que a gente estava vivendo. Algumas horas depois, alguns bons meses a menos, Raul estava miudinho, muito miudinho, diante dos meus olhos, sendo reanimado e começando a mostrar uma valentia incrível.
Depois de somente 25 semanas de gestação começava a jornada dele, e também as nossas como pais, só que num cenário completamente diferente do que tínhamos imaginado. Cercados de medos, incertezas e inseguranças. Eu, atordoado, logo nos primeiros dias busquei conteúdos na internet e livros sobre o assunto e não consegui encontrar nada que conversasse direto comigo. Bom, e é por isso que você lê o que eu escrevo agora.
Entre os muitos pensamentos nos quatro meses que ficamos na UTI, veio o compromisso de escrever um relato sobre a experiência de ser pai de um prematuro extremo. Depois de um tempo de começos e recomeços, aqui está ‘Nasceu um prematuro extremo? 8 coisas que seria legal você saber’. O fio condutor é a história do Raul, mas a ideia é falar com todos os pais, e também com familiares e amigos.
Fico muito feliz de poder disponibilizar este e-book no Prematuridade.com. Eu disse quando conheci que queria ter conhecido antes. Tudo aqui é boa parte do que eu procurava naquele momento, e por isso esse portal é uma das oito coisas que eu quero contar pra cada um que está vivendo ou vai viver essa experiência de alguma forma.
É uma experiência muito dura, que deixa marcas, ruins e boas. Espero que este e-book amenize ruins e enalteça boas."
Ricardo Vieira, jornalista e pai do prematurinho Raul