(Foto: Getty Images)
O que aproxima Anna Pavlova, Stevie Wonder, Newton, Einstein, Darwin, Voltaire, Roosevelt, Goethe, Napoleão, Picasso, Churchill (e a lista não acaba)? Todos nasceram prematuros. Dia 17 de novembro é o Dia Mundial da Prematuridade.
A cor roxa representa espiritualidade, sabedoria, criatividade, transformação, sensibilidade e individualidade. Novembro, o mês Internacional de Sensibilização para a Prematuridade, só podia ser Roxo.
O Brasil tem uma taxa de 11,5% de nascimentos prematuros (340 mil bebês) por ano e é o 10º país no mundo no que diz respeito à taxa de prematuridade.
Aleitamento materno exclusivo é possível para prematuros
Sabe aquela história que já abordamos que o leite de mãe é um alimento vivo, que se modifica do começo ao final da mamada, se transforma durante o dia e que se adequa, com o passar do tempo, às necessidades do bebê até o seu desmame?
O leite de mãe de bebês prematuros se adapta às necessidades desse bebê de maneira personalizada. O seu colostro tem mais calorias (58 vs 48 cal por 100 ml de leite de mãe) e mais gordura (3 gr vs 1,8 gr) do que o de mães de bebês a termo. E depois que passa para o leite maduro (26 a 29 dias) a proporção de calorias (70 vs 62) e de gordura (4,1 vs 3) ainda pesa a favor do leite de mães de prematuros.
Com orientação e apoio adequados, desde o nascimento até a alta da maternidade, o prematuro pode receber exclusivamente leite materno (da própria mãe ou de bancos de leite) e manter essa linha alimentar até o 6º mês de idade corrigida.
Quando nasce um bebê, nasce uma mãe?
Essa é uma frase muito comum, muito falada e repetida. Mas e quando nasce um bebê prematuro? Sua mãe ainda está em gestação (não é, Agda, mãe da Amora?) e precisa de apoio, acolhimento, empatia e de tempo. Essa é a verdadeira e real “exterogestação” que não tem desfecho certo e nem prazo para acabar.
Separação zero: aja agora
Mantenha pais e bebês prematuros juntos. Essa é a campanha proposta pela ONG Prematuridade.com, como representante do Brasil na Rede Mundial de Prematuridade.
Pais fazem parte da equipe de cuidados de saúde dos prematuros. Pele a pele (método Canguru) salva e favorece uma conexão, desde muito cedo, entre os bebês prematuros e seus pais. Como pensar que separar pais de seus bebês, em qualquer situação, seja sequer aceitável?
Estudos mostram que a voz da mãe diminui os escores de dor e aumenta os níveis de ocitocina em bebês prematuros durante procedimentos dolorosos, que são constantes enquanto eles esperam o momento de sua alta.
Doe leite materno: 1 ml salva uma vida
As orientações do pediatra sobre doação de leite de mãe devem começar na consulta da 32ª semana de gestação, passar pela maternidade e acompanhar a família desde a primeira consulta de rotina (puericultura).
O leite humano pode ser armazenado por 12 horas na geladeira e por 15 dias em freezer ou congelador, tanto para doação quanto para uso doméstico (da mãe trabalhadora para seu bebê), seguindo recomendações específicas de higiene e segurança.
Se a mulher recebe essas informações apenas 15 dias antes de voltar ao trabalho, a ansiedade pode gerar dificuldades nessa extração e causar insegurança, levando à oferta de substitutos de leite materno. Mas, se a mãe já doa o seu leite desde que a amamentação está estabelecida, a única mudança, quando for necessário, é manter o leite que era doado armazenado em casa para ser oferecido para seu bebê quando ela tiver que se ausentar, por qualquer razão.
No dia 17 de novembro - Dia Mundial da Prematuridade - vista-se de roxo, ilumine-se de roxo, seja roxo.
Dr. Moises Chencinski é pediatra, membro do Departamento Científico de Aleitamento Materno da Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP), editor do blog 'Pediatria Orienta', da Sociedade de Pediatria de São Paulo, multiplicador de curso oficial do Ministério.
Fonte: Crescer