Notícia original publicada em 15 de março de 2014.
por CTVNews.ca Staff
Há seis meses, Jennifer Findlay e Aaron Wood não sabiam se o seu filho Izak-Jaron iria sobreviver. Nascido com 23 semanas e pesando apenas cerca de 500 gramas, Izak-Jaron é o que os médicos chamam de "microprematuro."
"As enfermeiras disseram que poderíamos tocar a sua cabeça e os pés, mas foi só isso", disse Jennifer ao CTV News. "Sem encostar muito por causa de sua pele. Ele ainda era transparente quando ele nasceu."
O seu nascimento prematuro veio com múltiplas complicações, e Dr. John Smyth, um neonatologista no Hospital e Centro de Saúde da Mulher BC, disse que estava incerto se o bebê sobreviveria. "Foi muito assustador", disse Jennifer. "Eles não sabiam se ele conseguiria."
Izak-Jaron precisou de um ventilador para obter oxigênio em seus pulmões, e teve que passar por três cirurgias separadas. O hospital tem de 10 a 12 desses pequenos pacientes em sua maternidade a cada ano, e cuida deles na unidade de terapia intensiva neonatal. "Um em cada três bebês nascidos tão cedo não sobrevivem para ir para casa", disse Smyth. "Ele é um dos sortudos."
Voltar ao Hospital e Centro de Saúde da Mulher BC foi difícil para Jennifer e Aaron, que sofreram uma tragédia, há dois anos, quando o seu filho de dois anos de idade, Jaron morreu no mesmo hospital após contrair pneumonia. Jennifer disse Jaron teve "uma grande parte" na recuperação de Izak-Jaron. "Ele é o seu anjo, seu irmão mais velho.", disse ela.
Izak-Jaron agora pesa 5,4 quilos, e depois de passar seis meses no hospital, ele está finalmente pronto para ir para casa pela primeira vez. "Ele é um pequeno homem muito forte", disse Wood. "Ele vai fazer algo especial neste mundo."
[caption id="attachment_12830" align="aligncenter" width="861" caption="Após 6 meses no hospital, Izak-Jaron pode ir para casa. Ele nasceu de 23 semanas e pesava cerca de 500 gramas."][/caption]
Com arquivos de Melanie Nagy, da CTV News
Fonte: CTV News