Dentro deste contexto, a ONG Prematuridade.com ressalta a importância do bem-estar dos prematuros.
Agosto de 2023 - Dedicado a promover à conscientização sobre os cuidados e desenvolvimento das crianças nos primeiros anos de vida, a Lei n° 14.617, instituída pelo presidente, Luís Inácio Lula da Silva, promove o mês de agosto como o “Mês da Primeira Infância”. A campanha inédita visa destacar a importância do cuidado à saúde, aprendizado e o bem-estar social e emocional das crianças entre 0 e 6 anos de idade.
A neurociência comprova que entre os 1.000 dias de vida, que vai da concepção até os dois anos, a criança está mais aberta a novos aprendizados e mais sensível a modificações. É nesse estágio que elas adquirem habilidades emocionais, cognitivas e sociais fundamentais, dando origem ao florescimento de nossa capacidade intelectual, aptidões e competências com notável fluidez.
Dentro deste contexto, a ONG Prematuridade.com busca destacar esse mês a importância do bem-estar dos bebês prematuros, um desafio global de saúde que impacta inúmeras famílias. Bebês que nascem prematuros podem enfrentar um leque complexo de desafios desde o início de suas vidas, abrangendo riscos de saúde, desenvolvimento cognitivo e emocional, bem como obstáculos para os pais e cuidadores que enfrentam uma jornada única. “A implementação de um Mês da Primeira Infância é extremamente importante para todos que buscam o reconhecimento de que, somente investindo em políticas públicas que focam nessa fase inicial da vida, com saúde, educação, justiça social é que conseguiremos ter uma sociedade melhor no futuro. As ações do agosto daqui para a frente somarão forças ao que já se faz durante todo ano para conscientização sobre os desafios do tema e para a busca de estratégias de apoio às crianças e às famílias” diz Denise Suguitani, diretora da ONG Prematuridade.com.
Para conscientizar sobre os cuidados com bebês prematuros nessa fase tão importante inserida na primeira infância, a ONG Prematuridade.com, que integra a Rede Nacional Primeira Infância (RNPI) e o coletivo Agenda 227 (ambos voltados à temática), promoverá, no mês de agosto, uma série de lives e posts informativos em seu perfil do Instagram (@ongprematuridadecom). “Nosso objetivo é informar sobre o papel fundamental que os acontecimentos durante a primeira infância exercem sobre a saúde física e mental das crianças, com impactos para toda a vida. Especialmente no caso dos prematuros, a primeira infância é a janela de oportunidade para prevenir danos causados pelo parto prematuro, possibilitando que eles desenvolvam todas as suas potencialidades”, diz. A executiva reforça que os prematuros precisam ser estimulados de forma precoce, adequada e oportuna, com acompanhamento de especialistas, para que cresçam e se desenvolvam plenamente.