Notícias

Notícias

12.05.2014

Gêmeas prematuras nascem de mãos dadas e emocionam pais e médicos


Notícia original publicada em 12 de maio de 2014.

Quando ainda estavam na barriga da mãe, as gêmeas Jenna e Jillian já eram literalmente inseparáveis. Devido a uma formação atípica, a gravidez monoamniótica, as duas dividiam espaço em um mesmo saco amniótico antes de nascer. Por isso, desde de março deste ano, a mãe Sarah Thistlethwaite precisou ficar internada, acompanhando de perto os sinais vitais das filhas e seu estado de saúde. Após a cesárea, na última sexta-feira (9), as gêmeas não romperam seus laços e vieram ao mundo de mãos dadas, em um hospital do Estado de Ohio, no nordeste dos EUA.

[caption id="attachment_13849" align="aligncenter" width="624" caption="As gêmeas prematuras nasceram de mãos dadas e surpreenderam a todos na sala de cirurgia. (Foto: Akron General Medical Center)"][/caption]

Segundo a imprensa americana, elas nasceram com 48 segundos de diferença e ficaram de mãos dadas quando os médicos as levantaram para mostrá-las à mãe após o parto, no hospital Akron General Medical Center. "Elas já nasceram melhores amigas", comentou a mãe, Sarah Thistlethwaite.

O portal do Hospital Infantil de Akron, onde as gêmeas nasceram, diz que a gravidez monoamniótica é muito arriscada. Com pouco espaço, os bebês podem amassar algum dos cordões umbilicais ou até mesmo enrolá-los em volta do pescoço do irmão. Desde 14 de março, a situação das crianças era acompanhada de perto pela equipe do hospital. A médica Melissa Mancuso disse que dividir o mesmo saco amniótico e placenta "acontece em uma a cada 10 mil gestações: "De 1% a 5% de todos os gêmeos gerados". Embora arriscado, o parto prematuro correu bem na 33ª semana de gestação.

[caption id="attachment_13850" align="aligncenter" width="697" caption="A mãe disse: ''Elas já são melhores amigas. Isso é incrível''. (Foto: Daily Mail)"][/caption]

A gravidez de Sarah e Bill Thistlethwaite foi cheia de surpresas. Pais de Jaxson, com 1 ano e 3 meses, eles não esperavam mais filhos tão cedo, e os primeiros testes realmente não confirmaram. A mãe teve que fazer vários exames de sangue para se certificar da gravidez e garantir que ela estava evoluindo. E foi apenas com 19 semanas, quase cinco meses, que eles descobriram que esperavam gêmeos.

“A técnica (de ultrassom) disse ‘Temos dois’, e o meu marido perguntou: ‘Dois o que?’. ‘Dois bebês!’. Era uma sala muito silenciosa. Ficamos em choque por um tempo e, então, começamos a rir descontroladamente. Foi uma grande surpresa para nós”, afirmou Sarah, em entrevista ao portal do hospital.

Semanas depois, o casal descobriu que as gêmeas compartilhavam o saco amniótico, e Sarah se internou. A família e os médicos decidiram agendar o parto entre 32 e 34 semanas de gestação, no dia 9 de março, bem a tempo de estar com as filhas nos braços no Dia das Mães. Jenna nasceu com  1,9 kg e 43 centímetros e sua irmã com 1,4 kg e 44,5 centímetros.

[caption id="attachment_13851" align="aligncenter" width="700" caption="As pequenas compartilharam o mesmo saco amniótico e placenta, algo considerado completamente raro pelos médicos. (Foto: Daily Mail)"][/caption]

[caption id="attachment_13852" align="aligncenter" width="700" caption="O pai olha emocionado para as meninas. (Foto: Daily Mail)"][/caption]

Tudo correu bem, mas as meninas precisarão passar um curto período internadas, já que nasceram prematuras de 33 semanas. Elas foram colocadas em respiradores após o parto, mas já respiram sem a ajuda de aparelhos - em tempo para o Dia das Mães, também comemorado nos EUA no domingo passado. Sarah disse ao jornal Akron Beacon Journal que o nascimento das gêmeas foi "o melhor presente de Dia das Mães da história".

"O que realmente surpreendeu é que elas estavam segurando as mãos uma da outra quando entraram no mundo juntas", observou o médico Justin Lavin. Ao site "Bild.de", a mamãe das gêmeas contou: "Eu mal podia acreditar. Quando elas saíram estavam de mãos dadas. Todos na sala de operação tinham lágrimas nos olhos".

[caption id="attachment_13854" align="aligncenter" width="701" caption="Jenna e Jillian nasceram prematuras com 33 semanas e dois dias. Provavelmente, irão ficar de duas a quatro semanas no berçário de acordo com os médicos. (Foto: Daily Mail)"][/caption]

Fonte: ExtraBBC Brasil, R7, Visão e Correio Braziliense

    Compartilhe esta notícia

    Histórias Reais

    Veja histórias por:

    Receba as novidades

    Assine nossa newsletter e fique por dentro de tudo que acontece no universo da prematuridade.