De acordo com um novo estudo publicado na Revista Obstetrics and Gynecology, mulheres que aumentam o consumo de peixes durante a gestação apresentam menor risco para parto prematuro.
26.04.2011
Consumo de peixe relacionado à menor risco de parto prematuro
O chefe do estudo, Dr. Mark A. Klebanoff da Nationwide Children's Hospital em Ohio (EUA), e seus colaboradores, pesquisaram mais de 850 grávidas com história de parto prematuro.
Durante os primeiros 4 a 5 meses de gestação, 70% delas diz ter consumido pelo menos uma porção de peixe por semana. Destas 70%, apenas 36% tiveram partos prematuros. Em contraste, a taxa de prematuridade entre as participantes do estudo que não comeram peixe pelo menos uma vez por semana (30%) foi maior, 49%.
No geral, gestantes que consumiram 2 ou 3 porções de peixe na semana, apresentaram 40% menos risco de entrar em trabalho de parto antes do tempo.
Apesar de ainda não se saber o porquê da relação entre consumo de peixes e parto prematuro, esses achados vêm ao encontro das recomendações atuais da FDA (Food and Drug Administration), que afirma que as gestantes devem comer 2 porções de peixe por semana.Fonte: Thirdage.com (By Kerri Scales) 25/04/11