Aconteceu hoje pela manhã, em São Paulo, o lançamento da campanha “Bye bye, bronquiolite”, da AstraZeneca Brasil, com apoio da ONG e da Sociedade Brasileira de Pediatria.
O objetivo da campanha é trazer conscientização sobre os perigos do Vírus Sincicial Respiratório (VSR), causador de 70% dos casos de bronquiolite e de 40% dos casos de pneumonia em crianças e que, no caso dos prematuros, pode ser potencialmente grave.
Com mediação da jornalista Rita Lisauskas, a infectologista Dra Rosana Richtmann, o pediatra, neonatologista e infectologista, membro do Conselho Científico da ONG, Dr Rrenato Kfouri (idealizadores do vodcast em saúde R3K), e Denise Suguitani, diretora da ONG, participaram de um bate papo sobre a percepção das famílias e sobre os principais pontos relacionados à prevenção, diagnóstico e tratamento das infecções pelo VSR, em especial a bronquiolite. O evento contou também com a fala da Dra Karina Fontão, diretora médica da AstraZeneca.
O impacto das infecções pelo VSR é gigante: para a saúde dos bebês, para a saúde mental das famílias, para o bolso delas, para o sistema de saúde e para os cofres públicos.
Por isso, lembre-se: prevenção é a melhor saída! Higienizar as mãos, evitar aglomerações e contato com pessoas doentes, uso de máscara, e aleitamento materno são algumas medidas altamente eficazes para evitar a contaminação pelo VSR.
Além disso, bebês prematuros extremos, cardiopatas e com doenças pulmonares têm acesso, pelo SUS e pelos convênios, a uma medicação preventiva chamada Palivizumabe. Converse com o pediatra sobre isso! Juntos, podemos virar esse jogo!
Saiba tudo sobre bronquiolite, imunicação do prematuro, períodos de maior circulação do VSR e como se proteger aqui.