Aconteceu hoje, 08 de junho de 2024, pela manhã, a participação da ONG Prematuridade.com no 3º Congresso da Asociación Latinoamericana de Seguimento Pediátrico e Neonatal (ALSEPNEO).
O evento aconteceu em Cancún, no México, e contou também com palestras online.
O Colóquio para as Famílias teve a fala de representantes de organizações de pais de prematuros de diversos países, como a Costa Rica, México, Equador e Nicarágua. O tema central foi o luto parental.
Denise Suguitani, diretora executiva da ONG, falou sobre "Comunicação Efetiva e Afetiva no Luto Parental: Avanços e Desafios".
As temáticas que permeiam o luto ainda são um tabu. Estudos mostram que o luto gestacional e neonatal causam impactos psicológicos, sociais, espirituais e financeiros para as famílias, que afetam a gravidez subsequente, a relação conjugal e os demais familiares. A perda de um filho altera as expectativas do ciclo de vida dos pais, bloqueia sonhos e diminui esperanças.
Os profissionais de saúde e da assistência social são peças chave para tornar esse processo menos doloroso. Precisamos capacitá-los para a adoção de práticas humanizadas e aquisição de habilidades que garantam uma melhor comunicação com as famílias, dentre outras estratégias importantes.
Há projetos de lei no Brasil que visam a humanização do luto parental. Precisamos que eles sejam aprovados e efetivamente implementados. É uma forma de oferecer humanidade e dignidade para quem passa por esse trauma.
Agradecemos o convite da ALSEPNEO para participar do evento.