Humanização do Cuidado
Você já ouviu falar em banho tardio? Há algum tempo, o banho do bebê acontecia logo após o nascimento. Hoje recomendamos o banho tardio, que ocorre entre 8 a 24 horas de vida. A maioria dos bebês nasce com a pele coberta por uma camada gordurosa chamada Vérnix Caseoso, que tem ação antibacteriana natural e que protege o bebê para não perder calor, além de manter a umidade da pele.
O banho tardio também evita que o bebê seja exposto ao estresse logo após o nascimento, mantendo os níveis de açúcar no sangue adequados, evitando a hipoglicemia e internações em UTI Neo por esse motivo.
O aumento do tempo com a mãe, na primeira hora de vida em contato pele a pele, ajuda o bebê a se sentir seguro e aumenta as taxas de amamentação bem sucedida, conforme vários estudos científicos.
Acredito que os primeiros momentos dos pais com o bebê são preciosos para que possam se conectar e dar ao seu filho as boas-vindas. Somente uma emergência médica, onde o bebê ou a mãe necessitem de assistência, são mais importantes que esse encontro. Esse momento é deles, só deles, e o banho pode esperar!
por Dra. Desirée Volkmer, pediatra, neonatologista e membro do nosso Conselho Científico