![](static/images/stories-page-entry-detail.png)
![](static/images/bulma/1by1.png)
31 de Agosto de 2014
Raphael: prematuro extremo ''curado por Deus''
[caption id="attachment_14839" align="alignright" width="225"] Pezinho de quando nasceu.[/caption]
“Chamo-me Adriana, sou de Cascavel (PR) e estou aqui para contar um pouquinho da história do meu príncipe Raphael, cujo significado do nome é “Curado por Deus”. Raphael nasceu no dia 09 de maio de 2002, com 26 semanas e pesando somente 1,050 kg. Eu tinha 18 anos quando tudo aconteceu, um amadurecimento precoce na minha vida pessoal, quantas experiências de uma só vez e de uma hora pra outra...
Tudo começou quando às 18 horas senti fortes dores e fui para o hospital, imaginando que poderia ser infecção urinária, que tive há 7 dias atrás. O meu médico foi me atender e disse que o bebê estava nascendo, mas que eu precisaria ir para outro hospital, e lá fomos nós. Às 20h05min, de parto normal, nascia o meu príncipe, que ainda nem tinha nome definido, porque até então, de acordo com a última ultrassonografia, seria uma menina. O meu príncipe estava com o cordão umbilical enrolado no pescoço e nasceu com a cabeça toda roxa.
Fui conhecer o meu bebê apenas no outro dia, às 9 horas. Eu imaginava ver um bebezinho como todas as mães sonham e como eu sempre sonhei. Quando cheguei à UTI Neo veio o susto: meu bebê todo fraquinho, todo roxinho e no respirador, tão frágil, sem esperança alguma de sobreviver e a equipe médica já me preparando para o pior. Foram 2 meses e 13 dias de internação, 46 dias no respirador, 3 transfusões de sangue - momentos que ficarão guardados para sempre em minha vida.
[caption id="attachment_14840" align="alignright" width="300"] Raphael com 55 dias pesando 1,500 kg.[/caption]
Em todos os momentos da internação ficava triste ao vê-lo naquela situação, pedia tanto a Deus para que ele não tivesse mais sofrimento e eu não queria mais sentir tristeza. Não queria passar desespero para o Raphael, queria apenas que ele tivesse muita energia positiva de que tudo daria certo. Não tenho muitas fotos daquele tempo, não queria registrar os momentos mais difíceis da vida do meu príncipe. Hoje até penso que deveria ter essas fotos, para poder mostrar o quanto Deus é maravilhoso. Essa foto na incubadora ele já estava pesando 1,500 kg e foi o primeiro dia que consegui ajudar a dar banho no meu príncipe. Raphael ficou com algumas sequelas de PC e com uma miopia de 12 graus, mas, por tudo que ele passou isso não é nada. Meu filho é sim curado por Deus e, no dia 22 de junho de 2002, com 1,920 kg recebeu alta.
[caption id="attachment_14841" align="aligncenter" width="225"] Raphael com 3 meses.[/caption]
[caption id="attachment_14842" align="aligncenter" width="189"] Mamãe com Raphael comemorando seu primeiro ano de vida.[/caption]
Após a alta, fomos para Curitiba fazer exames oftalmológicos. Raphael teve retinopatia da prematuridade, mas seguimos todas as orientações possíveis e todo o acompanhamento foi e ainda é realizado. Aos 8 anos, fez a cirurgia de estrabismo. Foram anos de lutas com vários especialistas e este ano o Raphael ganhou alta da neurologista e, graças a Deus, foi mais uma vitória. Embora hoje ele esteja com 12 anos, ainda é necessário manter um acompanhamento com oftalmologista, ortopedista, fisioterapeuta, mas a cada dia que passa é como uma nova vitória, pois, depois de tudo que ele passou, é uma criança normal, inteligente, cheia de saúde e que nos enche de orgulho cada vez mais e a cada dia que passa. O significado do seu nome é “curado por Deus” e para mim ele é um “presente de Deus”.
[caption id="attachment_14843" align="aligncenter" width="300"] Raphael com 5 anos.[/caption]
[caption id="attachment_14844" align="aligncenter" width="300"] Cirurgia de estrabismo com 8 anos.[/caption]
[caption id="attachment_14845" align="aligncenter" width="234"] Raphael atual com 12 anos.[/caption]
Adriana, mãe do Raphael