12 de Julho de 2023
Pequeno Pedro Lucca
Pedro Lucca nasceu dia 1 de maio de 2022, com 31 semanas e 4 dias. No dia 29 de abril, fizemos as fotos da gestação, tudo ia super bem. Depois do jantar, senti uma dor terrível na barriga que me levou para o CTI. Não conseguia me alimentar ou beber água, gritando de dor o tempo todo até que no final do dia 1 de maio, já na UTI, foi necessário ir para uma cirurgia geral de emergência para solucionar uma obstrução intestinal severa. Para que a cirurgia fosse possível, a gestação precisou ser interrompida.
Passei a gravidez toda me preparando para o parto natural e aquela mudança me gerou muitos medos. Pedro nasceu 23:02, não pudemos ter nossa golden hour, não pude dar carinho para ele naquele parto tão abrupto. Mal consegui vê-lo, pois estava com sonda nasogástrica, ouvi seu chorinho e vi de relance aquele que já era o grande amor da minha vida.
Conseguimos apenas cantar para ele uma música durante o parto. Minha cirurgia levou mais de três horas. Pedro foi direto para a UTI, não precisou ser entubado, primeira vitória! Apenas o CPAP por dois dias, mas que não permitia que ele se alimentasse bem. É muito impactante ver seu filho, um bebê tão frágil, com acessos e monitores. Pedro passou a primeira semana com muitos vômitos e dificuldade na alimentação, indo de 2,3 kg para 1,8 kg. Nossa vida era orar para que o leitinho ordenhado com tanto amor nutrisse nosso filho. Mesmo com todas as dificuldades, Pedro estava sempre sorrindo, nossa rocha iluminada! Após a alimentação através da sonda, com controle de vazão, ficava pelo menos 1 hora com ele na posição vertical para evitar vômitos. Fomos assim por 20 dias na UTI. Minha recuperação foi muito delicada também, fiquei 6 dias sem alimentação ou água e mesmo assim o milagre da produção de leite estava acontecendo. Serei grata eternamente por isso. Pedro tinha dificuldades com a mamadeira e se ele não conseguisse aceitá-la, teríamos que manter a sonda, porém se adaptou muito bem o peito. Em uma noite, dei apenas a mamadeira, levei 45 minutos para que ele mamasse tudo, explicando para ele a importância daquilo e o Pedro incansavelmente conseguiu mamar tudo, nosso guerreiro!
Na manhã do outro dia tiraram a sonda. Vivemos momentos de montanha russa na UTI, um dia ganhava peso, no outro perdia e 20h se tornou o ponto mais complexo do dia, o horário da pesagem. Quando veio nosso tão esperado 2,1 kg, tivemos uma perda substancial no dia anterior.
A nossa maior felicidade foi colocar o bebê conforto no carro para buscar o nosso grande amor. Hoje com três meses, mama muito bem e é muito sorridente! O que mais resume para mim esse processo de UTI Neonatal é a seguinte frase que eu repetia para o meu marido: "Não estamos em uma corrida de 100m, isso aqui é uma maratona, precisamos ser constantes, fortes e resilientes." Para quem está vivendo a UTI Neonatal nesse momento, eu sei que é muito difícil e às vezes nem temos vontade, mas procure alimentar-se bem, hidratar-se, aceite receber amor e apoio dos seus e se possível, tente lembrar que cada dia que passa os leva mais perto do momento em que seu grande amor estará em casa. Isso é tudo que importa!
(Relato enviado pela mamãe Tatiana em 2022)