13 de Julho de 2023
Pequena Lívia
A Lívia nasceu com 30 semanas e 3 dias, em 20 de junho de 2021. Chegou pesando 1.775kg (foi a 1.510kg) e 42 centímetros. Hoje, com 4 meses, está com mais de 5.300kg e 58 centímetros. Foi no meio da madrugada, em meio à uma das várias idas ao banheiro para fazer xixi, que percebi um pouco de líquido escorrendo pela minha perna. Paralisei de medo e tremia como nunca antes na vida. Minha gestação estava tranquila até então, sem nenhum motivo para um parto prematuro (e até hoje não há nada conclusivo sobre o que motivou o parto). Mas ela nasceu bem, de um parto normal e muito rápido, às 9:24 da manhã.
Embora fosse prematura extrema, ela ganhou 10/10 no teste apgar. Não precisou de oxigênio quando foi para a UTI Neonatal. Ficou 7 dias na foto tratando a icterícia, teve hemorragia grau 1, mas que foi logo absorvida. Não houveram intercorrências graves durante os 35 dias de internação, mas o ganho de peso dela era bem lento, saiu do hospital pesando quase o mínimo necessário relativo ao peso: 2.025kg. Mesmo com nossa situação sendo relativamente tranquila clinicamente, a internação de uma filha na UTI não é nada fácil. Sair do hospital sem ela após a minha alta do parto foi extremamente doloroso. Não conseguir ficar com ela 24 horas por dia, embora ficando com ela todos os dias o dia inteiro, era muito sofrido.
No entanto, fica o meu eterno agradecimento à equipe do Hospital Divina Providência (Porto Alegre-RS), pois eles cuidaram dela com muito profissionalismo, mas acima de tudo, com muito carinho. E eu também me senti acolhida e cuidada inúmeras vezes, principalmente naqueles dias em que estava difícil segurar a minha ansiedade e nervosismo. O mesmo com o meu marido.
Mas embora os dias de internação pareçam intermináveis, a alta chega! E com ela uma alegria sem tamanho! Então, a todos os pais que vivem esse momento, fica o recado de que sim, por mais clichê que pareça: "tudo passa". E sim, esses pequenos guerreiros e guerreiras demonstram uma força sobrenatural de viver (e nos contagiam).
Hoje a Lívia está se desenvolvendo muito bem, agradeço a Deus todos os dias, ela é muito esperta e preenche nossas vidas com muito amor e alegria!
Espero colaborar, de alguma forma, com a nossa história!
(Relato da mamãe Tati enviado em 2021)