24 de Fevereiro de 2023
O guerreiro Zack
Olá, eu sou a Edilene e sou mãe de um lindo menino que nasceu prematuro no ano passado.
Quando eu descobri a gestação em junho de 2022 foi a melhor notícia de toda a minha vida, descobri bem no início e ainda nem dava pra vê na ultrassom.
Bom, na nona semana de gestação eu tive um diagnóstico de hematoma subcoriônico, fiz o uso de medicamentos para conter o sangramento e conseguir levar a gestação adiante.
Desde que eu descobri o hematoma a gravidez foi considerada de risco. Até aquele momento a única complicação na gravidez era aquela e que por sinal em poucos dias foi resolvido. Quando completei 32 semanas, eu comecei a sentir muitas dores na pélvis e a frequência urinária tinha aumentado.
Passei a semana toda sentindo dores mas achando que era normal, pois o final da gestação se aproximava.
No dia que completei 33 semanas, logo após acordar de um cochilo da tarde, ao me levantar eu sentir escorrer pelas pernas muita água e sangue. De imediato fomos a maternidade em busca de atendimento. Ao chegar foi constatado que eu estava com bolsa rota e precisava ser transferida para uma maternidade de alto risco, pois o bebe não poderia nascer ali e eu já estava com 4 cm de dilatação.
Entre o momento que a bolsa roumpeu e o nascimento, foram apenas 4 horas.
Zack, nasceu de parto normal, pesando apenas 1.920 e medindo 41,5 cm.
Apesar de ter tomado a injeção para fortalecer os pulmõezinhos o Zack, teve logo após o parto uma grande dificuldade para respirar, fora o quadro infeccioso em que os médicos suspeitavam que ele estava. Meu filho ficou 4 dias na UTi entubado. Ele saiu da UTI e foi para uma enfermeira chamada de Canguru e lá ficamos mais 16 dias.
O Zack ficou internado esses 16 dias por conta do baixo peso e da alta taxa de bilirrubina no sangue. Ele fez fototerapia e inúmeras coletas de sangue. Bom, foram dias muito difíceis longe de casa, preocupada com a saúde dele e com meu estado mental, afinal eu era mãe de primeira viagem e logo cedo já tive que me tornar forte por mim e por ele.
O Zack hoje tem 1 ano, ele faz acompanhamento com vários especialistas por conta da prematuridade.
Tivemos outras intercorrências tbm logo após a nossa alta hospitalar, mas graças a Deus a gente tem vencido todos os desafios em nosso caminho. No geral, o Zack é uma criança super saudável e muito esperta.
E eu sou uma mãe muito orgulhosa dele pq ele lutou muito pela vida pra chegar até aqui!