20 de Outubro de 2023
Meu bebê milagre de 29 semanas
Minha gravidez aconteceu inesperadamente, digo sempre que foi planejada por Deus. Nossa primeira filha veio na adolescência, engravidei aos 16 anos, tivemos uma gravidez tranquila.
Minha primogênita nasceu de 39 semanas, após nove anos decidimos ter mais uma criança, nossa segunda filha nasceu de quase 42 semanas. Duas crianças já era um bom número, resolvi colocar o DIU por ser um anticoncepcional seguro. Fazia as ultrassons todo ano de acompanhamento, até que em abril de 2022 (três anos usando o Diu) comecei a me sentir estranha, menstruação atrasou um mês.
Comprei um teste de farmácia e fiz acreditando que daria negativo. Mas que surpresa deu positivo, fiz exame de sangue e só acreditei ao fazer o ultrassom e ver o coração batendo, no começo foi tudo tão novo. Demorei para aceitar e acreditar que Deus tinha planos maiores para nós.
Mas fiz o pré Natal no particular por medo de como seria essa nova gravidez. Fizemos o exame de sexagem as 8 semanas de gestação, ansiedade era grande para saber o sexo do bebê. E ao descobrirmos foi uma felicidade enorme nosso tão sonhado menino, temos duas meninas. Gravidez estava correndo bem tive infecção urinária no começo tratei com antibióticos, mas na minha concepção era algo normal, tinha tido nas gravidezes anteriores. Não tinha noção da gravidade que poderia ser uma infecção urinária.( Se soubesse no início teria me cuidado mais, observando com mais atenção os sinais do meu corpo.) Como a gravidez estava indo muito bem, tudo tranquilo, nenhum sinal de infecção urinária.
Resolvi continuar o acompanhamento de pré Natal no posto de saúde com o clínico geral. E com 29 semanas de gestação em uma quinta-feira começou a sair uma sujeira com aparecia de clara de ovo, fui pesquisar na Internet vi que poderia ser o tampão mucoso, indica que o trabalho de parto está próximo. Fiquei desesperada mandei mensagem para o ginecologista que estava fazendo o acompanhamento no início da gestação. Marquei uma consulta para o dia seguinte, ao me examinar confirmou minha suspeita. Era o tampão mucoso, mas disse que não era pra ficar tão preocupada não tinha partos prematuro, as chances de acontecer era pequenas.
Mas caso acontecesse meu bebê iria precisar de uma UTI neo natal. Me deu afastamento do trabalho de uma semana e pediu que fizesse alguns exames no sábado para sabermos o que estava acontecendo e que retornasse na segunda-feira. Novamente tive a concepção que não era algo grave, estava tudo bem. Não fazia ideia o que me esperava. No sábado de madrugada acordei sentindo cólicas que estavam ficando mais intensas, compreendi que estava em trabalho de parto, já tinha sentindo aquelas dores antes minhas duas filhas foram parto normal.
Acordei meu esposo e fomos ao hospital na emergência. Ao chegar mandaram para avaliação com a ginecologista de plantão e confirmou minha suspeita, estava em trabalho de parto com 2 centímetros de dilatação. Encaminhou para internação, começaram com a medicação para cortar as contratações, fiz os exames e descobriram que estava com Infecção urinária, começaram com antibiótico e corticoide para fortalecer os pulmões do bebê. Naquele momento estava tranquila ainda.
Na terça-feira de manhã a médica plantonista, resolveu trocar a medicação que cortava as contrações. E as oito horas da noite, comecei a sentir as cólicas novamente. Liguei para o meu esposo e pedi que fosse ao hospital ficar comigo, senti que estava em trabalho de parto. Ao ser avaliada pela ginecologista, disse que estava com 4 centímetros de dilatação e voltou a medicação anterior para cortar as contratações, neste momento já era tarde. Deram outra medicação para fortalecer o bebê.
É as dez horas da noite, deitada na cama com medicação no dois braços, senti minha bolsa estourar, e que não poderia mais segurar. Meu bebê milagre veio ao mundo, rezei muito implorando a Deus por sua vida, meu pequeno nasceu chorando muito, não consegui olhar pra ele, apenas rezava aos gritos para que Deus e Nossa Senhora Aparecida me atendessem.
Meu menino nasceu pesando 1.525 com 39 centímetros de parto normal. Foi levado direto para UTI neo natal, onde ficou 39 dias até a tão sonhada alta.
Foram dias de muita oração, correria para tirar todas as mamadas de leite. Neste momento que escrevo essa mensagem para alertar as mãezinhas da importância de um acompanhamento de pré Natal e que tomem muito cuidado com a infecção urinária, que é uma das causas mais comuns de parto prematuro. Estou as três horas da madrugada sentada ao lado do meu bebê, olhando pra ele e agradecendo pelo amor de Deus por nós.
Relato enviado pela mamãe Pamela em 09/12/2022