![](static/images/stories-page-entry-detail.png)
![](static/images/bulma/1by1.png)
05 de Novembro de 2013
Enderson, um prematurinho com muita vontade de viver
“Minha felicidade começou no dia 03 de janeiro de 2013 quando fiz o exame de sangue e deu positivo. Eu fiquei radiante em saber que estava grávida, de 8 semanas e 5 dias. Já havia perdido um bebê em 2011, então, tomei o maior cuidado com essa gravidez. Meu marido só faltava me carregar no colo!
Meu bebê estava previsto para nascer no dia 13 de agosto, mas minha vida mudou no dia 21 de maio, quando acordei toda molhada: a minha bolsa havia estourado. Fui para o hospital e fiquei internada, esperando que o meu filho viesse ao mundo de forma natural. Eu estava muito aflita, pois a minha gestação tinha apenas 27 semanas. Meu bebê era prematuro extremo e os médicos disseram que havia 10% de chance de sobrevivência.
No dia 25 de maio, meu filho nasceu, e, infelizmente, fui submetida a uma cesariana, pois ele estava nascendo pelo pezinho. Foi muito rápido, mas o tempo necessário para meu filho nascer bem, às 19:31. Meu Enderson nasceu de 27 semanas e pesando 1,160 kg e medindo 37 cm.
Ele foi direto para UTI neonatal, então, não ouvi o seu chorinho, que era o que eu esperava na hora do parto. O pediatra o colocou perto de mim, mas foi rápido, não durou nem 2 minutos. Eu não sabia o que estava por vir. Fui ver o meu bebê somente no outro dia, às 16h. Me deu um desespero vê-lo entubado, cheio de fio, e o meu maior terror, o oximetro.
Meu filho ficou 16 dias na UTI. 7 dias após a cesárea, fui submetida a outra cirurgia por conta de uma infecção. Fiquei internada, tomando antibióticos, e, por conta disso, o meu leite secou. O Enderson saiu da UTI e foi para a Unidade Intermediária, onde passei dias vendo meu bebê sendo furado para tomar medicação, tendo apneias e fazendo vários exames, como raio X, eletroencefalograma e ultrassom de transfontanela, para diagnosticar a causa das apneias. Elas só pararam quando ele completou 36 semanas, quando seria a data prevista para o seu nascimento.
Ele veio para casa no dia em que completou 2 meses de nascimento, 25 de julho de 2013, após 8 dias sem ter apneia e com o peso de 1,800 kg. Hoje, com 3 meses, ele está pesando 3 kg e medindo 48 cm. Estamos super bem e felizes, graças a Deus e a vontade de viver do meu pequeno.”
Renata, mãe do Enderson
Leia mais histórias de bebês prematuros.