Notícias

Notícias

03.10.2011

Doação de leite materno ajuda na recuperação de prematuros


     "No dia nacional da doação de leite humano, celebrado em 1 de outubro, a Santa Casa de Misericórdia de Barbacena chama atenção ao baixo estoque do hospital que é referência na região em pediatria e atendimento de UTI Neo Natal.




http://www.momsville.co.za/moms-dads/donating-breastmilk/


     Segundo a coordenadora de enfermagem da Obstetrícia, Flávia Rodrigues Campos Gomes, a demanda de doações é insuficiente. “Priorizamos os recém nascidos internados na UTI Neo Natal”, destacou.
     O leite, armazenado na Agência de Leite do hospital, é consumido por bebês prematuros ou doentes, que não têm condições de sugar o leite da mãe. Há três meses Francislâine teve sua filha na Santa Casa. A menina tinha dificuldade em sugar o leite da mãe e o complemento foi indicado. “Não consegui amamentar minha filha nas suas primeiras horas de vida. O leite humano pasteurizado garantiu o sustento até que ela aprendesse a sugar sozinha. Assim como a Luiza, outras crianças necessitam desse tipo de doação”, enfatizou a mãe.

Como doar
     Todas as mães que possuem leite em excesso podem doar desde que não faça uso de nenhuma medicação ou tenha alguma patologia como o HIV.
     A coleta do leite é feita na Santa Casa porque devem ser observadas algumas normas. Depois de doado, o hospital encaminha o leite para Juiz de Fora onde ocorre a pasteurização que elimina bactérias e vírus. Depois disso, o alimento é congelado e submetido a um teste de controle microbiológico, para checar a efetividade da pasteurização. Só depois de aprovado nessa última fase, o leite é liberado para consumo.
     As mães interessadas devem entrar em contato com a Agência de Leite da Santa Casa através do 3339-2414 para agendar a doação. Flávia Rodrigues ressaltou que a doação é indolor e não prejudica mãe e filho."




Simpósio Internacional de Reanimação Neonatal
     Os pediatras da Santa Casa, Maria Christina Rocha, Aurélio Villalba Codorniz, Viviane Carvalho e Benedito Veiga participaram do 4º Simpósio Internacional de Reanimação Neonatal no Grand Hyatt, em São Paulo.
     O evento, que aconteceu de 8 a 10 de setembro, teve como foco a atualização das condutas em Reanimação Neonatal seguindo as diretrizes da International Liaison Committee on Resuscitation (ILCOR).
     Participaram do simpósio, especialistas dos cinco continentes. Os pediatras se tornarem instrutores de Reanimação Neonatal da Sociedade Brasileira de Pediatria, podendo assim capacitar os demais profissionais que atuam na área.





Fonte: http://www.barbacenaonline.com.br/noticias.php?c=7144&inf=10

    Compartilhe esta notícia

    Histórias Reais

    Veja histórias por:

    Receba as novidades

    Assine nossa newsletter e fique por dentro de tudo que acontece no universo da prematuridade.