Setembro 2024 - Em uma demonstração de solidariedade e compromisso com os melhores cuidados aos bebês prematuros e suas famílias, a ONG Prematuridade.com e a Pampers, marca de cuidados para bebês da P&G, realizaram a doação de mais de 28 mil pacotes de fraldas tamanho prematuro, totalizando 750 mil unidades do produto, para hospitais públicos em todo o Brasil. A iniciativa visa garantir o bem-estar dos recém-nascidos prematuros internados e oferecer suporte e amparo às famílias e aos profissionais de saúde.
A doação foi direcionada a seis instituições com unidades neonatais de referência pelo país, entre elas o Hospital Materno Infantil Nossa Senhora de Nazareth, em Boa Vista, Roraima, o único da capital. A unidade atende inúmeras famílias de imigrantes e indígenas. “Vivenciamos aqui uma realidade única; temos uma Venezuela dentro de Boa Vista. Além disso, recebemos famílias da Guiana Francesa e atendemos toda a nossa população. Atualmente, totalizamos 63 leitos ocupados, sendo que, em geral, 80% deles são dedicados aos prematuros. A doação é muito significativa, uma vez que atendemos famílias que não têm recursos e na região não há produto específico para esses bebês”, explica Cleide Alves Araújo, coordenadora da Unidade Neonatal do Hospital Materno Infantil Nossa Senhora de Nazareth.
É a primeira vez que a unidade recebe esse tipo de doação, assim como o Hospital da Mulher Heloneida Studart, em São João de Meriti, no Rio de Janeiro, que se destaca pelo atendimento de gestantes, mães e bebês prematuros, especialmente em seus 53 leitos neonatais. O hospital fica na região metropolitana do Rio e faz parte da Baixada Fluminense, uma área conhecida por sua densidade populacional e urbanização intensa. Além disso, é a primeira unidade estadual totalmente especializada em gestação de médio e alto risco, com a maior rede de leitos neonatais da rede pública e privada.
Na ação, outras quatro instituições foram contempladas: a Maternidade Leila Diniz, no Rio de Janeiro; o Hospital da Mulher Prof. Dr. José A. Pinotti (CAISM), situado em Campinas (SP); o Hospital Municipal Dr. Fernando Mauro Pires da Rocha (Hospital do Campo Limpo), na capital paulista; e o Instituto de Medicina Integral Prof. Fernando Figueira - IMIP, em Recife (PE).
A escolha dos hospitais foi criteriosa, priorizando instituições com leitos vinculados ao Sistema Único de Saúde (SUS), com alta demanda por esse tipo de material e que atendem populações em situação de vulnerabilidade.
Por possuírem um tamanho específico que se adapta às necessidades dos prematuros, as fraldas doadas não apenas protegem melhor a integridade da pele do bebê, como também proporcionam mais segurança para os profissionais realizarem os cuidados diários com os pequenos. Além disso, as fraldas tamanho prematuro produzem um efeito psicológico positivo para os pais, que, em geral, têm dificuldade para encontrar produtos especialmente feitos para seus pequeninos. “Com as fraldas comuns, sempre realizamos uma adaptação, como dobrá-las. Porém, o resultado quase sempre é negativo, pois há vazamentos. Além disso, a pele dos bebês prematuros normalmente é muito sensível e, em alguns casos, quando a qualidade do produto não é boa, eles desenvolvem dermatite de contato, já que a troca da fralda deles acontece de seis em seis horas”, explica Cleide.
A parceria entre a ONG Prematuridade.com e a Pampers vai além das doações conjuntas. Ambas as instituições estão comprometidas em apoiar as famílias de prematuros desde os primeiros momentos, oferecendo não apenas produtos essenciais e especialmente pensado para esses bebês, mas também suporte educacional e emocional.
“A alegria em podermos apoiar tantas famílias em suas jornadas pela prematuridade é imensa”, afirma Denise Suguitani, diretora executiva da ONG Prematuridade.com. “Esperamos que essas doações melhorem a qualidade do cuidado oferecido aos prematuros em todo o Brasil, contribuindo para um desenvolvimento mais saudável desses bebês”, reforça.
“Faz parte da missão de Pampers contribuir, cada vez mais, com iniciativas relacionadas à prematuridade e fazer a diferença no bem-estar, no cuidado e no desenvolvimento desses bebês. Queremos gerar um impacto positivo com as doações e poder apoiar as famílias de alguma forma nesse momento delicado vivenciado por elas”, diz Diego Cerda, vice-presidente de Pampers Brasil.
A ação conjunta é um exemplo de como a união de esforços pode transformar a realidade de milhares de famílias. Ao realizar doações e oferecer suporte às famílias de prematuros, as duas instituições contribuem para um futuro mais promissor para esses pequenos guerreiros, que representam 12% dos bebês nascidos no nosso país.
Fonte: Predicado Assessoria