Principal atração turística do Rio de Janeiro e um dos principais cartões postais do Brasil ficou iluminado na cor roxa para marcar o Dia Mundial da Prematuridade
Pela primeira vez, o monumento ao Cristo Redentor, no Rio de Janeiro, foi iluminado em roxo em alusão à campanha Novembro Roxo e pelo Dia Mundial da Prematuridade (17 de novembro).
A iluminação aconteceu nos dias 16 e 17 de novembro, em homenagem aos bebês prematuros; no sábado (16), a partir das 19h30, e no domingo (17), a partir das 18h.
O mês de novembro é dedicado à conscientização sobre a causa da prematuridade, trazendo luz a temas relacionados às causas e consequências do nascimento prematuro, uma condição que impacta bebês nascidos com idade gestacional inferior a 37 semanas, representando a principal causa de mortalidade infantil antes dos cinco anos de idade em todo o mundo.
O Brasil está entre os 10 países com mais nascimentos prematuros, com cerca de 300 mil bebês nascendo de forma precoce todos os anos. Gravidez na adolescência, falta de acesso a um acompanhamento pré-natal de qualidade, doenças gestacionais e desinformação são alguns dos principais fatores para os altos índices de parto prematuro no país, segundo estudo do Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF, 2021).
De acordo com a diretora-executiva da ONG Prematuridade.com, Denise Suguitani, além do alto custo para a saúde pública, a prematuridade pode causar repercussões de longo prazo que afetam diretamente a saúde mental e física dos bebês e suas famílias. “A iluminação de prédios públicos de roxo durante o mês de novembro e especialmente a iluminação de um símbolo tão querido do nosso país, como o Cristo Redentor, é um gesto simbólico que traz muita visibilidade à causa e consequentemente gera sensibilização de muitas pessoas”, ressalta.
Novembro Roxo – Com o tema “Mais de 13 milhões de bebês prematuros todos os anos: acesso a cuidados maternos e neonatais de qualidade em todos os lugares”, a ONG Prematuridade.com realiza a campanha “Novembro Roxo”, com seu ponto alto no dia 17 de novembro, Dia Mundial da Prematuridade. O mês conta com uma série de atividades, com o objetivo de chamar a atenção para o tema e debater estratégias que promovam mudanças positivas no cenário do parto prematuro no Brasil.
A programação de novembro da ONG Prematuridade.com inclui eventos on e offline com a participação de representantes da Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS), do Ministério da Saúde, da Sociedade Brasileira de Pediatria, além de celebridades, pais de bebês prematuros e profissionais de saúde. Como parte das ações, monumentos, estádios de futebol e prédios públicos, como o Congresso Nacional e Assembleias Legislativas de diversos estados, serão iluminados em roxo, cor-símbolo da causa.
Fontes: Assessorias de Comunicação do ONG Prematuridade.com e do Santuário Cristo Redentor / Fotos e vídeo: Maria Produções
Assista o vídeo da iluminação do Cristo: https://youtube.com/shorts/l8XgYl86SYk?si=5TyByvJ0GGgNILcz
O álbum com todas as fotos da iluminação está na nossa página do Facebook, nesse link.