Notícias

Notícias

15.06.2011

Brinquedos pedagógicos: estímulos saudáveis aos bebês


     Já falamos aqui no blog sobre a possível dificuldade de aprendizagem que os prematuros podem apresentar na infância. Também já abordamos a importância dos brinquedos de montar para o desenvolvimento neurosensorial dos pequenos. Sendo assim, vale reforçar a importância de estimularmos os bebês (sem exageros), principalmente os prematuros, desde cedo com brinquedos verdadeiramente pedagógicos. Confiram o texto abaixo sobre o assunto:
     
     “O brinquedo pode ser tanto o amigo quanto o inimigo do desenvolvimento corporal e psíquico da criança. Quando simples, primitivo e não muito sofisticado, oferece à criança toda a possibilidade de uma atividade própria, quando ela o completa ou modifica sua fantasia” (Caroline von Heydebrand).
     Hoje muito se fala sobre a importância do brinquedo pedagógico na vida infantil, mas o que é realmente um brinquedo que educa a criança?



     Precisamos ampliar a compreensão sobre este assunto, pois temos aos nossos olhos inúmeras indústrias de brinquedos que ignoram a natureza infantil, e que oferecem brinquedos desumanos às nossas crianças.

     Urgentemente, necessitamos “acordar” pais e educadores em relação a este tema, pois muitos deles desconhecem a real função de um bom brinquedo. Segundo o autor Lanz, “a escolha do bom brinquedo depende da idade da criança. Ele deve ser um incentivo, e não um produto acabado”.

     A criança em idade pré-escolar sente necessidade de criar seu pequeno mundo de imitações, seus brinquedos deveriam ser tão simples que se prestassem à transformação imaginativa: alguns blocos de madeira que possam ser veículos, casas ou móveis; uma boneca de pano fofinha, com alguns traços de lápis de cor indicando o rosto; uma “loja” com mercadorias reais; uma casinha simples que possa ser mobiliada conforme a fantasia do instante; animais, veículos, trens e aviões a serem movidos pela própria criança, e não por automação – eis algumas sugestões.


     Eles possibilitam evidentemente que a criança não seja prejudicada pelas sensações fortes da TV, pelas cores berrantes da publicidade, pelas caricaturas grotescas das histórias em quadrinhos. Você já pensou na quantidade de estímulos abusivos que são bombardeados sobre as crianças? Reflita sobre isso antes de comprar um brinquedo para seu filho!
     Entre os tipos de brinquedos recomendáveis estão os que exigem treino da habilidade manual, do equilíbrio e do domínio do corpo em geral.
     Os brinquedos de materiais naturais (madeira, tecido, lã, feltro) são essencialmente terapêuticos, eles transmitem calor e confiança às crianças e devem fazer parte do seu cotidiano, devido a sua simplicidade e por permitir a elas o desenvolvimento sadio das forças criadoras da imaginação e fantasia.
     Lembrem-se, os brinquedos que realmente podem ser chamados de pedagógicos, são aqueles que estimulam e fortalecem a fantasia infantil, possuem cores harmoniosas, mobilidade, estrutura simples e artística.


     Dica! para quem mora em Porto Alegre, recomendo a loja Território Infantil, que fica na Rua Cel. Bordini, 245 (tel 3231 3224). A proprietária, Ivana Lech, oferece em sua loja uma proposta diferenciada, com brinquedos e livros educativos cuidadosamente selecionados, além de programação de eventos de estímulo lúdico e educativo para as crianças. Vale a pena conhecer!




Fonte: texto adaptado de Alumiar.com (http://www.alumiar.com/educacao/42-pedagogia/173-oqueeumbrinquedopedagogico.html)



    Compartilhe esta notícia

    Histórias Reais

    Veja histórias por:

    Receba as novidades

    Assine nossa newsletter e fique por dentro de tudo que acontece no universo da prematuridade.