06 de Janeiro de 2024

Bernardo, abençoado por Deus e forte como um urso

Oi, me chamo Bernardo e é um prazer saber que você está lendo minha historinha. Espero que ela te dê força e esperança durante sua jornada. Na 29ª semana e 4 dias de gestação, a bolsa da mamãe rompeu. Por estarmos em uma cidade de interior sem infraestrutura hospitalar neonatal, tivemos que ser transferidos emergencialmente para Belo Horizonte. Aguardamos, desesperados, por seis horas, a chegada da ambulância e depois viajamos por mais duas até chegarmos no Hospital MaterDei. Ficamos internados em repouso absoluto para que eu pudesse ficar ao máximo na barriga da mamãe, mas no sexto dia houve um prolapso de cordão e acionaram todos os médicos e profissionais de plantão.

Não sabia, mas falaram que o prolapso é uma das maiores emergências obstétricas. Antes de irmos para a mesa de cirurgia, os médicos não conseguiam encontrar os meus batimentos cardíacos, nem mesmo com aparelhos, e chegaram a falar que sem encontrá-los não fariam a cirurgia. Mesmo assim, mamãe a todo tempo falava que me sentia dentro da barriga e que eu estava bem. Após longos minutos, os batimentos pulsam no monitor do ultrassom e fomos correndo para a mesa de cirurgia. Poucos minutos depois, no dia 17 de novembro de 2023, na 30ª semana e 3º dia de gestação, nasce com 1.322kg e 38.5cm e muita vontade de viver.

Papai e mamãe sabiam que teríamos dias longos e difíceis pela frente, só não imaginavam que seriam tanto. Por ser muito prematuro, fui submetido a diversos procedimentos: entrei em choque, fui entubado, recebi adrenalina, fizeram transfusão, tive apneias, usei CPAP e cateter para respirar, me alimentei por sonda, tiraram meu sangue várias vezes, fiz muitos exames e tomei muitos remédios, cafeína e vitaminas. Por mais difícil que os primeiros dias foram, papai e mamãe sempre estiveram comigo e nunca perderam a fé. Junto com eles estavam em orações nossos amigos e familiares. Já na segunda semana meus pulmões "abriram" e comecei a respirar sem CPAP, a válvula do meu coraçãozinho fechou sem necessidade de cirurgia, os remédios e exames começaram a diminuir e fui melhorando um passinho de prematuro a cada dia.

Aos poucos minha dieta foi aumentando (ml a ml), fui ganhando peso (g a g) e reduzindo a demanda de oxigênio. Aprendi a mamar na mamadeira, a respirar sem aparelhos e em pouco tempo passei para o peito e tiraram minha sonda. No 32º dia de internação já respirava em ar ambiente há alguns dias e suspenderam a cafeína que evitava que eu tivesse apneias. Um dia após o Natal, no dia 26 de dezembro de 2023, após 39 dias de internação com 2200g e 46 cm, recebemos a tão sonhada alta. Não existem palavras para expressar minha gratidão aos profissionais que trabalham direta e indiretamente na UTIN Materdei, Belo Horizonte – MG, eles cuidaram de mim como se filho deles fosse.

Nossas famílias e amigos foram essenciais: o apoio, as mensagens, as ligações e o carinho deles fizeram toda diferença e nos deram muito conforto e esperança. Não poderia deixar de louvar e agradecer muito a Deus, Nossa Senhora e meus Anjinhos da Guarda por sempre estarem comigo e com meus papais, vocês nos deram muitas forças para nunca desistir, nem perder a fé. Aos novos papais e mamães de UTIN, não posso dizer que suas jornadas serão fáceis, somente que serão únicas, com altos e baixos, e transformarão vocês para sempre, podem apostar.

Eu peço todos os dias ao papai do céu para que vocês levem seus amados para casa, assim como eu fui. Sei que vocês devem estar ansiosos por esse momento, mas tenham fé e paciência, respeitem o tempo dos pequenos e entenda que cada um terá seu tempo, não compare com os amigos de UTIN. Fiquem com Deus, e não deixem de postar sua historinha aqui, pois outras tantas deram forças aos meus pais quando souberam que eu seria prematuro. Certamente a sua também dará para outras famílias.

Responsabilidade do conteúdo por conta do autor, não reflete o posicionamento da ONG. Não nos responsabilizamos pela veracidade dos fatos.

Compartilhe esta história

Tem uma história de prematuridade para compartilhar?

Envie seu relato para gente e faça a diferença para quem precisa de palavras de força e esperança nesse momento.

envie sua história

Conheça outras histórias

Veja histórias por:

    Últimas Notícias

    Receba as novidades

    Assine nossa newsletter e fique por dentro de tudo que acontece no universo da prematuridade.