Notícias

Notícias

06.02.2012

Baixo peso ao nascer: um dos perigos do álcool na gestação



     "Mais um estudo reforça: mulheres grávidas não devem consumir álcool, sobretudo no primeiro trimestre da gestação. Cientistas da Universidade da Califórnia, em San Diego (EUA), concluíram que o risco de a criança nascer com síndrome alcoólica fetal é maior se a ingestão de bebidas ocorrer entre a 7ª e a 12ª semana. Foram analisadas 992 mulheres grávidas e seus bebês, entre 1978 e 2005.
     Dados da pesquisa relataram que a criança tem 25% mais chance de ter alterações no formato dos lábios, 12% de nascer com microcefalia (crânio menor que o comum), 16% de registrar peso inferior à média e 18% de apresentar altura abaixo do esperado, devido às alterações hormonais e neurológicas que acontecem por conta da bebida. “O álcool passa pela barreira placentária e contamina as células do fígado do bebê”, explica Luis Fernando Leite, obstetra do Hospital e Maternidade Santa Joana (SP). Em casos de consumo exagerado de bebidas alcoólicas, há riscos de distúrbios comportamentais e cognitivos. Além disso, o bebê pode sofrer crises de abstinência, ter dificuldade para dormir e menor reflexo para sugar o leite materno.

     Vale reforçar que as primeiras semanas de gestação são cruciais para o desenvolvimento do feto. “Essa é a fase mais sensível para a criança. Os órgãos estão se diferenciando e o esqueleto está se formando”, justifica Eduardo Souza, obstetra do Hospital e Maternidade São Luiz (SP). Por isso, todo cuidado é fundamental!


     Mas será que só um pouquinho também faz mal ao bebê? “A regra prática é somente brindar. Mas deixe isso para ocasiões grandiosas, como o Ano Novo”, aconselha Souza. Cerveja aos fins de semana também estão proibidas. Destilados, então, são ainda mais arriscados. Se você estiver planejando engravidar e tiver o hábito de ingerir álcool, comece a evitar a bebida desde já. Afinal, vale qualquer esforço para ter uma gravidez tranquila e um bebê saudável, certo?"

Fonte: http://revistacrescer.globo.com/Revista/Crescer/0,,EMI292493-10543,00-INGERIR+ALCOOL+NO+PRIMEIRO+TRIMESTRE+DA+GESTACAO+E+AINDA+MAIS+PREJUDICIAL.html


    Compartilhe esta notícia

    Histórias Reais

    Veja histórias por:

    Receba as novidades

    Assine nossa newsletter e fique por dentro de tudo que acontece no universo da prematuridade.