Aconteceu na última terça-feira, dia 31/05, na Comissão de Seguridade Social e Família da Câmara dos Deputados, em Brasília, a audiência pública “a importância do serviços CRIEs, em especial para os bebês prematuros”, requerida pela Deputada Federal Leandre (PR).
A audiência contou com a mediação da Deputada Federal Carmen Zanotto (SC), presidente da Frente Parlamentar Mista pela Causa da Prematuridade, e as participações da Dra Tânia Petraglia, Dra Gislayne Nieto, Victor Gomes (Programa Nacional de Imunizações- PNI, do Ministério da Saúde), Arthur Amorim (CONASEMS), e Denise Suguitani, diretora da ONG Prematuridade.com.
Os 52 CRIEs (Centros de Referência para Imunobiológicos Especiais) espalhados nos 27 Estados da Federação são parte do SUS e garantem vacinas e outros produtos de alto custo para populações especiais, como os imunodeprimidos e os prematuros.
O debate teve a intenção de informar a população e os profissionais de saúde a respeito do trabalho dos CRIEs e trouxe discussões ricas que culminaram com diversas indicações de melhorias para que o público seja melhor atendido por esses serviços, que não só distribuem e administram os imunobiológicos, como garantem a investigação, acompanhamento e resolução de casos de eventos adversos pós-vacina. As recomendações serão encaminhadas para o Ministério da Saúde.
A ONG Prematuridade.com alegra-de em poder contribuir com discussões importantes como essa, que visam a garantia do direito que todo bebê prematuro tem de ter acesso aos melhores e mais adequados cuidados de saúde para crescerem com saúde plena.