No dia 27 de novembro de 2024, às 17h, na Comissão de Saúde da Câmara dos Deputados, em Brasília, aconteceu a Audiência Pública "Parto Prematuro no Brasil: Avanços e Desafios", tendo como requerente o Deputado Federal Dr Zacharias Calil (GO), presidente da Frente Parlamentar Mista da Saúde, sob a qual está atuando a Comissão Temática da Prematuridade.
Além da fala do próprio Deputado, a audiência contou com contribuições do neonatologista Dr Carlos Zaconeta, representando a Sociedade Brasileira de Pediatria, Denise Suguitani, representando a ONG Prematuridade.com, Heloísa Coelho, pela Coordenação Geral de Saúde da Criança, Adolescente e Jovem do Ministério da Saúde, Suellen Sátiro, mãe de duas prematuras e voluntária da ONG Prematuridade.com e Karla Cerávolo, psicóloga perinatal que atua em Goiás.
A Deputada Federal Silvia Cristina (RO), apoiadora da causa e autora de projetos de lei voltados ao tema, esteve presente e contribuiu com uma fala muito potente no sentido da proteção à saúde de crianças mais vulneráveis, como os bebês prematuros. Esteve presente também a Deputada Detinha (MA), que também apoia as ações voltadas à pauta.
Também se manifestaram o Sr Danilo Joan, atual prefeito do município de Cajamar (SP) e pai de gêmeos prematuros e o Sr Braulio Zorzella, prematuro, ginecologista e obstetra.
Uma alegria contar também com a presença do voluntário Fisioterapeuta Fernando Ginez Lopes, da Enfermeira Thaiça Magalhães (Hospital Regional de Taguatinga), da Sra Elizabete Sátiro, Danusa Lélis, Patricia Alethea, Aurelia Vitória, Ludmilla Ferreira, Heloisa Oliveira (Instituto Opy), Rodrigo Macedo, Lewander Pedrosa, Fabio Soares e toda equipe da empresa Astem/Fanem.
Os convidados da mesa trouxeram conceitos e dados de prematuridade no Brasil e suas experiências na luta pela diminuição dos partos prematuros e pela defesa das melhores práticas no cuidado à saúde dos bebês prematuros e suas famílias.
Um dos temas abordados foi o calendário vacinal do prematuro, suas especifidades e a importância de, em tempos de hesitação vacinal, reforçar para as famílias e os profissionais que vacinas salvam vidas, especialmente as de bebês mais susceptíveis a doenças e infecções, como os prematuros.
Em pleno Novembro Roxo, mês internacional de sensibilização para a causa da prematuridade, um momento de reflexão e construção conjuntas para melhorias no cenário da prematuridade no Brasil, um dos dez países com mais nascimentos prematuros no mundo.
Fica nosso agradecimento ao apoio dos parlamentares aqui citados, especialmente ao Dr Zacharias Calil.
Assista a íntegra da Audiência: