04 de Julho de 2023
Ana Cássia Meu Milagre
Engravidei sem planejar, já que éramos pais por adoção e nosso planejamento era adotar novamente, me vi grávida em meio a uma pandemia.
Surpreendentemente com 24 semanas e 1 dia, senti que estava perdendo muito líquido, fui até o hospital e estava com bolsa rota. O médico disse que seria necessário retirar o bebê, tomamos corticoide por 48h para o pulmão e sulfato para o cérebro da nossa filha.
Na manhã do dia 29 de junho veio ao mundo nossa menina milagre, pesando 614 gramas e medindo 31 cm. No dia 30 fui ver ela na Utin, onde a enfermeira responsável me disse que a situação é muito complicada, ela era muito prematura e os médicos iriam fazer o possível, mas a situação era muito grave.
Ana Cássia ficou 70 dias entubada, só peguei ela no colo após 72 dias. Foram 15 dias de cpap e apenas com 132 dias saiu por completo do oxigênio, teve várias complicações, osteopenia da prematuridade tratada e curada, displasia pulmonar que vai curar com o tempo, 4 sepses em uma delas o pcr era de 122 sendo que com 06 já iniciam os antibióticos, retinopatia da prematuridade grau 2, sopro no coração que se fechou naturalmente, hérnia inguinal e uma umbilical, suspeita de ter o queixo muito pequeno para o tamanho da língua excluído, tem laringomalácia grave que diminuirá conforme for crescendo, suspeita de craniostenose descartada, ficou ao todo 165 dias hospitalizada.
Após isso veio pra casa com sonda alimentar, por mais um mês. Hoje se alimenta normalmente, e come muito bem por sinal, está com 8 meses corrigidos e quase um ano completo não tem nenhuma sequela aparente.
Ela faz fisioterapia, fonoterapia, terapia ocupacional, acompanhamento com nutricionista, pediatra e pneumologista, não faz uso de nenhum remédio contínuo, a não ser a bombinha pois moramos no sul e o inverno costuma ser rigoroso. Nosso milagre veio de Deus através das mãos de uma equipe hospitalar maravilhosa. Chegou a pesar 535 gramas e atualmente está com 6 quilos e meio e 65 cm, ainda não senta sozinha, mas tem um sorriso encantador.
(Relato da mamãe Catiane enviado em 2022)