Notícias

Notícias

26.11.2025

2ª Corrida da Prematuridade reúne famílias no DF e reforça a importância da causa

A manhã do domingo, 16/11, foi marcada por emoção, mobilização e informação no Parque da Cidade, em Brasília, durante a 2ª Corrida da Prematuridade, uma iniciativa da Sociedade de Pediatria do Distrito Federal (SPDF), com apoio da ONG Prematuridade.com e do Ministério da Saúde. O evento integrou a programação nacional do Novembro Roxo, mês dedicado à sensibilização sobre prevenção da prematuridade e cuidados com os bebês que chegam antes do tempo.

Este ano, a corrida, que reuniu cerca de 300 pessoas, ganhou ainda mais significado graças à presença do atleta olímpico e medalhista mundial Caio Bonfim, que participou do evento e encantou todas as famílias. Caio, que é pai de um bebê prematuro, fez questão de prestigiar a causa. Sua presença só foi possível graças à ponte construída por Suellen Sátiro, mãe de duas prematuras, voluntária da ONG e coordenadora da área de políticas públicas da ONG Prematuridade.com. A ela, registramos nosso agradecimento especial. Sua iniciativa possibilitou que Caio estivesse conosco, levando representatividade, carinho e visibilidade ao tema.

Além das ações esportivas, o evento contou com representantes do Ministério da Saúde e da ONG Prematuridade.com, reforçando o compromisso conjunto em promover informação de qualidade para famílias, profissionais e sociedade. Foram distribuídos materiais educativos sobre prematuridade, prevenção, direitos das famílias e orientações de cuidado — conteúdos produzidos em parceria entre ONG Prematuridade.com, Ministério da Saúde e SPDF.

As famílias também puderam ver de perto algumas incubadoras, ação promovida pela Astem, distribuidora da nossa parceira de longa data, a Fanem, fabricante de incubadoras e equipamentos para UTIs Neonatais. A iniciativa permitiu que muitos prematuros e seus familiares visualizassem um pouco da tecnologia que fez parte do início de suas vidas. Parabenizamos a equipe da Astem, especialmente Lewander Pedrosa, pelo empenho e sensibilidade em levar essa ação ao evento.

Outra atração que encantou crianças e adultos foi a presença do Zé Gotinha, figura icônica da vacinação brasileira, cuja participação foi possível graças ao apoio do Ministério da Saúde. A presença dele reforçou a mensagem da importância da imunização para a proteção dos nossos pequenos.

Para completar, também foram distribuídos pela ONG bottons do Novembro Roxo, fortalecendo ainda mais o clima de união pela causa.

A 2ª Corrida da Prematuridade mostrou que quando sociedade civil organizada, Governo, sociedade científica e parceiros se unem, o impacto é real. Seguimos juntos — informando, sensibilizando e promovendo mudanças para garantir mais equidade, cuidado e esperança às famílias de prematuros em todo o Brasil.

Agradecemos ao Ministério da Saúde pela parceria e à SPDF, em especial ao Dr. Carlos Zaconeta, Dra. Marta David Rocha e Dra. Virginia Lira. 

Compartilhe esta notícia

Histórias Reais

Veja histórias por:

Receba as novidades

Assine nossa newsletter e fique por dentro de tudo que acontece no universo da prematuridade.