O 17 de novembro, Dia Mundial da Prematuridade, é uma data globalmente convencionada, que tem o objetivo de sensibilizar a sociedade sobre as causas e as consequências de um parto prematuro.
Tudo começou quando a Fundação Europeia para o Cuidado do Recém-nascido (EFCNI), entidade parceira da ONG Prematuridade.com, realizou a primeira reunião de organizações de pais de prematuros da Europa em Roma, na Itália. Durante esta reunião, os representantes decidiram criar um dia de conscientização para bebês prematuros e suas famílias.
O 17 de novembro foi escolhido porque este dia tem um significado muito especial e emocionante para um dos fundadores da EFCNI. Após a morte de seus trigêmeos prematuros, em dezembro de 2006, ele tornou-se pai de uma filha nascida em 17 de novembro de 2008. Ao mesmo tempo, a March of Dimes, organização de caridade Americana para prematuros e recém-nascidos, teve uma ideia semelhante e lançou um Dia da Consciência para a Prematuridade, em 17 de novembro nos EUA.
Foi assim que a data começou a ser lembrada e instituída oficiamente em diversos países.
Imediatamente após a fundação da ONG Prematuridade.com, em novembro de 2014, começamos um movimento para tornar conhecido o #NovembroRoxo, mês internacional de sensibilização para a prematuridade.
Em 2015, criamos o primeiro projeto de lei para instituir o 17 de novembro como "Dia da Prematuridade" e prever, na semana que engloba a data, ações de enfrentamento ao parto prematuro e campanhas de sensibilização sobre prematuridade. Hoje a data já faz parte do calendário público de diversos Estados e municípios. Também tramita um projeto de lei federal para que a campanha tenha abrangência nacional.
O roxo simboliza SENSIBILIDADE e INDIVIDUALIDADE, características que são muito peculiares aos nossos pequeninos. O roxo também significa TRANSMUTAÇÃO, ou seja, mudança; a arte de transformar algo em outra forma ou substância, transformação.
No mundo todo, 1 em cada 10 bebês nasce prematuro. Todos os anos, cerca de 15 milhões de crianças nascem antes do tempo. E esse número continua aumentando, apesar do quantitativo total de nascimentos estar diminuindo gradativamente. Isso significa que, globalmente, há um aumento significativo de recém-nascidos vulneráveis a cada ano.
Faça parte desse movimento! Fale sobre isso com seus amigos, sua família, vizinhos, colegas de trabalho. Juntos, podemos fazer a diferença!
Novembro Roxo informa: usamos cookies para personalizar anúncios e melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade.
continuar e fechar