Profissionais da Saúde

Humanização do cuidado

Humanização do cuidado

A prática, o estudo e a constante atualização são essenciais para formar profissionais de saúde competentes em suas funções. Mas quando o vínculo do cuidador com seus pacientes vai além do profissional e acrescenta-se o lado humano, os resultados desta relação se tornam nitidamente mais efetivos, beneficiando o corpo físico e o espiritual de quem cuida e de quem é cuidado.

A Dra Desirée Volkmer é nossa colaboradora nessa seção. Além de pediatra neonatologista apaixonada pelo que faz, ela é uma grande defensora da causa da prematuridade. Uma verdadeira ativista quando se trata dos interesses e do bem-estar dos prematurinhos e de suas famílias. 

A Dra Desi, como é conhecida, é Chefe do Serviço de Neonatologia do Hospital Moinhos de Vento (Porto Alegre), tem MBA Executivo em Saúde pela Fundação Getúlio Vargas (FGV), é Instrutora do programa de reanimzação neonatal pela Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP) e membro da diretoria da Sociedade de Pediatria do Rio Grande do Sul (SPRS).

O conteúdo dessa seção é essencial para que nós profissionais possamos trabalhar cada vez mais de forma humanizada, acolhendo nossos pacientes e criando uma rotina que inclua a família no cuidado ao bebê prematuro desde o seu nascimento.

Leituras recomendadas:

Delicadezas de UTI por Instituto Abrace

Uma Declaração Universal de Direitos para os BebêsPrematuros por Luis Tavares, pediatra e poeta

Manual de Orientação Aos Pais, Familiares e Cuidadores de Prematuros na Alta Hospitalar da Sociedade Brasileira de Pediatria