Profissionais da Saúde

Educação Permanente

Um dos pilares de atuação da Associação Brasileira de Pais, Familiares, Amigos e Cuidadores de Bebês Prematuros (ONG Prematuridade.com) é a educação. Acreditamos muito no poder transformador do conhecimento e por isso nos dedicamos a pensar em estratégias para capacitar cada vez mais e melhor os profissionais que cuidam dos bebês prematuros e também as famílias, essenciais nesse processo do cuidado, dentro e fora da UTI.

Com a mudança no perfil dos bebês que internam nas UTIs Neonatais - cada vez mais prematuros - e com todo o avanço das terapias e equipamentos utilizados, é essencial que os profissionais se mantenham atualizados. Dessa forma, aumentam as chances de garantirmos que todos os bebês recebam o melhor e mais adequado tratamento, prevenindo danos e sequelas à saúde desses bebês.

Abaixo segue o conteúdo que preparamos com muito carinho e empenho, e sugerimos que proporcionem às suas equipes um momento para assisti-los:

Projeto "Prematuro: uma questão de pele" (Módulo I - 2017)

A Associação Brasileira da Pais, Familiares, Amigos e Cuidadores de Bebês Prematuros (ONG Prematuridade.com), em parceria com a Johnson & Johnson, está desenvolvendo um trabalho de educação voltado ao cuidado da pele dos prematuros.O objetivo deste projeto é manter um programa de educação permanente junto às instituições que trabalham com recém-nascidos prematuros no intuito de instrumentalizar as equipes a realizar cuidados com a pele. O workshop é embasado em referencial científico atualizado bem como em relatos de protocolos e experiências que estão sendo desenvolvidos em alguns locais e com resultados positivos. Além disso, através do programa será possível conhecer ações para diminuir as lesões de pele ocasionadas pelo cuidado inadequado, promovendo uma melhor qualidade de vida ao bebê à médio e longo prazos. A proposta ainda contempla sensibilizar as equipes a realizarem procedimentos validados e preventivos, com um cuidado mais afetivo e efetivo a fim de diminuir injúrias na pele e, com isso, diminuir o tempo de permanência dos bebês em unidades hospitalares. Para que sua instituição possa fazer parte deste projeto, entre em contato conosco pelo e-mail: [email protected].

O curso "Prematuro: uma questão de pele" EAD já está disponível. Acesse aqui!

 

Enfermagem em Pauta na Web I (2016)

Em 2016 surgiu a ideia de criar um programa de educação continuada em enfermagem com foco na área neonatal. Organizado pelo Grupo Editorial Nacional (GEN), com o apoio da empresa AbbVie e tendo como coordenadora a enfermeira Aline Hennemann, vice-diretora da Associação Brasileira de Pais de e Familiares de Bebês Prematuros, a revista Enfermagem em Pauta trouxe para os profissionais conteúdos de extrema importância, divididos em dois módulos.

Módulo 1 – Cuidados com o bebê prematuro (Flávia Balbino)

Módulo 2 – Papel da Enfermagem na comunicação com os pais e cuidadores (Elenice Carniel)

O conteúdo dos módulos e as aulas que foram transmitidas ao vivo pela internet estão disponíveis aqui ou clicando na imagem abaixo:


Enfermagem em pauta na Web II (2017)

Devido ao sucesso da primeira versão do projeto em 2016, a nossa Associação, juntamente com o GEN e a AbbVie, inciou o segundo módulo do Programa de Educação Continuada Enfermagem em Pauta na Web. A proposta visa qualificar as equipes no cuidado com os bebês prematuros. O curso contou com a coordenação de Aline Hennemann, vice-diretora executiva da ONG Prematuridade.com. Foram abordadosos seguintes assuntos:

Módulo 3 - Gestão de qualidade, controle de medicamentos e de imunobiológicos/palivizumabe (Leila Ferreira dos Santos Garcia)

Módulo 4 - Método Canguru (Geisy Maria de Souza Lima)

Módulo 5 - Alta programada e pós-alta: como conduzir? (Andreia Amorim)

Para acessar as aulas e o material impresso, acesse: Enfermagem em Pauta na Web 2017.