Portuguese flagEnglish flagSpanish flag
Você esta em: Página inicial | Notícias - Brasil | Projeto de acompanhamento de prematuros vira referência no país
Postado por: Prematuridade.com | 20.01.2013 Prematuridade.com | Notícias - Brasil

Projeto de acompanhamento de prematuros vira referência no país

(Foto: Ricardo Wollmer/Aril)

“Um projeto desenvolvido com bebês prematuros em Limeira (SP), voltado à prevenção e à detecção precoce de deficiências, venceu o Prêmio Criança 2012, da Fundação Abrinq, na última quinta-feira (29) e passou a ser referência para este tipo de assistência em todo o país.

Realizado pela Associação de Reabilitação Infantil Limeirense (Aril), o Programa de Apoio e Estimulação do Bebê (Paeb) atendeu 135 bebês desde o final de 2010 até agora e 87 estão em atendimento ambulatorial na entidade.

Pelo projeto, pais de bebês nascidos na UTI Neonatal da Santa Casa de Limeira recebem orientações sobre como estimular adequadamente os prematuros, que por esta condição têm mais riscos de desenvolver deficiências cognitivas e motoras. Sete profissionais (assistente social, enfermeira, fisioterapeuta, fonoaudióloga, nutricionista, terapeuta ocupacional e psicóloga) participam das reuniões, que acontecem duas vezes por semana.

“O bebê também passa por triagem multidisciplinar no setor de reabilitação para definir diagnóstico, elegibilidade e proposta de trabalho individualizado. Além disso, a equipe encaminha os casos em que há necessidade de outros tipos de atendimento especializado por meio de parcerias com a rede pública. Em se tratando destas crianças, quanto mais precoce for a intervenção, melhor será o resultado”, disse a coordenadora do Paeb, Andreza Soares Barbosa.

(Foto: Ricardo Wollmer/Aril)

O projeto tem como referência as seguintes fases da prevenção: primária (para evitar a instalação de deficiências), secundária (uma vez instalada a deficiência, permitir o diagnóstico rápido e o tratamento para impedir limitações permanentes) e a terciária (proporcionar atendimento adequado às pessoas com deficiência para que as sequelas não sejam agravadas). Não existe na rede pública de Limeira, segundo a coordenadora do Paeb, trabalho de intervenção precoce com bebês de risco como o realizado na Aril.

Premiação inédita

Além da Aril, outros 201 projetos de todo o Brasil foram inscritos para concorrer ao Prêmio Criança da Fundação Abrinq. Do total, 10 foram classificados como finalistas e os quatro vencedores (dois desenvolvidos por empresas e dois por organizações sociais) foram conhecidos na quinta-feira. Além de Limeira, foram premiadas duas iniciativas do Estado de São Paulo e uma do Ceará. Esta é a primeira vez que a Aril conquista o prêmio.

Sem informações

Pesquisa feita em 19 países, inclusive no Brasil, mostra que as mães não recebem as informações necessárias para cuidar dos filhos prematuros. No país, de cada 14 bebês que nascem, um é prematuro. Ou seja, as mães estavam com menos de 37 semanas de gestação. O parto ideal é próximo à 40ª semana.”

Fonte: G1.com.br

 

Tags:

Sem comentários para: “Projeto de acompanhamento de prematuros vira referência no país”

Você também poderá gostar de: Esconder

Newsletter

Cadastre-se e receba nossas novidades: