• Parceiros oficiais:
  • Efcni
  • March of Dimes
Arraste para navegar

Vídeo: a maneira correta de oferecer leite por copinho

08/06/2011


     Começo esse post com uma frase retirada de um artigo científico "A alimentação por copinho está associada a um aumento significativo do aleitamento materno exclusivo em prematuros, no momento da alta hospitalar"... Precisa dizer mais alguma coisa? 

     Bem, na realidade, o estudo em questão é muito mais complexo e prometo explorá-lo melhor oportunamente. 

     Hoje quero falar especificamente do uso de copinho nos bebês, prematuros ou não. Confiram o texto abaixo e assistam o vídeo!


     

     O leite materno é o melhor alimento para o bebê, é completo, contém tudo que ele precisa para crescer com saúde e se defender de várias doenças como as diarréias, as infecções respiratórias como gripes e pneumonias, diminui o custo da família, já que é de graça e não requer material para ser preparado, sendo também muito prático para ser utilizado.


     O aleitamento ao seio é importante para fortalecer o vínculo entre a mãe e o seu filho. Porém, podem ocorrer algumas situações que dificultem este contato: a mãe que precisa se ausentar e da casa ou de uma UTI, por exemplo, quando tem que ser internada por problema de saúde, quando vai trabalhar fora ou estudar, etc.

     O uso de mamadeiras confunde o bebê pois a forma de sugar ao seio é completamente diferente da forma como se suga os bicos artificiais correndo-se grande risco de desmame, ou seja, do bebê recusar o seio. Porém, muitas vezes podemos oferecer este alimento precioso através de utensílios que manterão o aleitamento materno.

     Achei interessante o vídeo abaixo, que mostra a técnica correta da utilização do copinho. O vídeo mostra um copoinho em específico, que foi desenhado especificamente para aquele fim, mas caso não se tenha acesso a ele, podemos utilizar também xícara de cafezinho, copinho de aguardente, enfim, qualquer copinho ou xícara que não tenha nenhuma saliência em seu rebordo e que possam ser lavados e fervidos para esterilizá-los.

Dicas para oferecer leite por copinho:



1- Despertar o bebê, massagear os pés e a face. Não deixar que o bebê esteja agitado de fome ou outro desconforto, pois dificulta a manobra;

2- Acomodar o bebê na posição sentada ou semi-sentada em seu colo, sendo que a cabeça forme um ângulo de 90º com o pescoço;

3- Encostar a borda do copo no lábio inferior do bebê e deixar o leite materno tocar o lábio;

4- O bebê fará movimentos de lambida do leite seguidos de deglutição; cuide para não despejar o leite na boca do bebê.








Fontes: Vídeo: http://www.youtube.com/watch?v=C5PQUW8NVAU / Texto: adaptado de GrupoMAMA.blogspot.com / A alimentação do prematuro por meio do copo; Silva e cols. Rev Soc Bras Fonoaudiol 2009




  • TAGS

Tem um bebê
prematuro?

Preencha nossos cadastro e ajude
a direcionar as ações da nossa ONG

Cadastre-se