• Parceiros oficiais:
  • Efcni
  • March of Dimes
Arraste para navegar

SMAM 2015: campanha a favor do aleitamento materno

31/07/2015

 

smam2015

defensores-da-amamentacao-200x446De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), o aleitamento materno é a melhor forma de fornecer ao recém-nascido todos os nutrientes necessários para um crescimento saudável. O leite materno promove o desenvolvimento sensor e cognitivo da criança, além de protegê-la contra doenças crônicas e infecciosas. A orientação da OMS é que o bebê receba somente o leite materno até os 6 meses, e que depois seja associado a outros alimentos até que a criança complete dois anos ou mais. A amamentação exclusiva reduz a mortalidade infantil por enfermidades comuns da infância, como diarreia e pneumonia, ajuda na recuperação de enfermidades, e aproxima mãe e bebê em um laço que transmite calma e segurança para a criança.

A campanha Defensores da Amamentação foi desenvolvida com o objetivo de informar e mobilizar as mães brasileiras sobre a importância e os benefícios do aleitamento materno, e acontece junto com a Semana Mundial de Aleitamento Materno 2015. Serão usados o site e as redes sociais para transmitir mensagens de apoio às mães, encorajando-as a tentar fazer com que seu bebê receba o melhor alimento do mundo.

Apesar de ser um ato natural, a amamentação é um comportamento a ser aprendido. Sabemos que muitas mães tem dificuldades e não julgamos aquelas que não conseguiram amamentar seus bebês, mas também sabemos que grande parte delas necessita de encorajamento e apoio para amamentar. Nosso objetivo é conscientizar mulheres e homens sobre os benefícios do aleitamento materno para que as recém mamães sintam-se encorajadas a iniciar e persistir mesmo com as dificuldades que possam acontecer. Queremos mostrar que o apoio é algo que vem não somente de outras mulheres que já viveram isso, mas também dos pais, amigos, avós e profissionais de saúde. Por isso, o seu apoio é muito importante.

Amamentar é um ato de amor. Defenda a amamentação você também!

[caption id="attachment_15999" align="aligncenter" width="434"]O cartunista Maurício de Sousa está apoiando a campanha. Ele criou um desenho da Mônica bebê sendo amamentada por sua mãe, como forma de divulgar a ação. O cartunista Maurício de Sousa está apoiando a campanha. Ele criou um desenho da Mônica bebê sendo amamentada por sua mãe, como forma de divulgar a ação.[/caption]

 

Semana Mundial do Aleitamento Materno (SMAM)

Do dia 1 ao dia 7 de agosto comemora-se a Semana Mundial do Aleitamento Materno (SMAM) em mais de 170 países, com o apoio de instituições como UNICEF, OMS e FAO, facilitando e fortalecendo a mobilização social para a importância da amamentação. A SMAM foi fundada em 1992 pela WABA (Aliança Mundial de Ação pró-Amamentação) visando promover as metas da “Declaração de Innocenti”, um documento que é adotado por organizações governamentais e não governamentais e defensores da amamentação de diversos países.

O tema para a SMAM 2015 é “Amamentação e Trabalho: Para dar certo, o compromisso é de todos!”, que visa empoderar e apoiar TODAS as mulheres que trabalham em ambos os setores formal e informal, para conciliar adequadamente o trabalho com os cuidados à criança, em especial a amamentação. Os objetivos para a Semana Mundial da Amamentação 2015 são:

- Promover o apoio multidimensional de todos os setores para possibilitar as mulheres em todos os lugares a trabalhar e continuar amamentando.

- Reforçar ações dos empregadores para que locais de trabalho tornem-se amigos da família, pai, companheiro, bebê e mãe, facilitando e apoiando ativamente as mulheres trabalhadoras para que continuem a amamentar.

- Informar as pessoas sobre os avanços mais recentes dos direitos de Proteção à Maternidade a nível mundial, e aumentar a conscientização sobre a necessidade de fortalecer a legislação nacional e sua implementação.

- Fortalecer, facilitar e apresentar práticas de apoio que possibilitem as mulheres que trabalham no setor informal a amamentar.

- Envolver e formar parcerias com grupos e organizações chaves, por exemplo, os Sindicatos, Organizações de Proteção dos Direitos do Trabalhador / da Mulher, Grupos de Mulheres e Grupos de Jovens, para proteger os direitos da amamentação das mulheres pelos locais de trabalho.
Fonte: Defensores da Amamentação


  • TAGS

Tem um bebê
prematuro?

Preencha nossos cadastro e ajude
a direcionar as ações da nossa ONG

Cadastre-se