• Parceiros oficiais:
  • Efcni
  • March of Dimes
Arraste para navegar

Prática de exercícios ajuda a evitar o parto prematuro

24/04/2014

[caption id="attachment_13398" align="alignright" width="300" caption="Foto: ThinkStock"][/caption]

Mulheres que se mantêm fisicamente ativas durante toda a gestação apresentam metade do risco de ter um bebê prematuro em relação àquelas que, por falta de conhecimento  — muitas vezes do próprio profissional de saúde que as atende —, medo de se movimentar ou, ainda, preguiça de fazer ginástica, vivem nove meses de puro sedentarismo. É o que revela um trabalho que acompanhou 4.147 grávidas e foi destaque no Prêmio SAÚDE 2007.

Aliás, foi a primeira vez no Brasil que se fez uma análise com um grande número de participantes sobre esse aspecto da atividade física. “A grávida pode fazer praticamente qualquer exercício”, diz o educador físico Marlos Domingues, um dos autores. Claro, isso se a futura mamãe tiver o aval do obstetra e for muito bem acompanhada.

[caption id="attachment_13399" align="alignleft" width="300" caption="Marlos (à esquerda) com Aluísio Barros (à direita). Foto: Divulgação"][/caption]

A descoberta desses pesquisadores é importante, uma vez que a obesidade, o diabete, a hipertensão e outros males ligados à vida moderna vêm aumentando terrivelmente a incidência de crianças prematuras no país. É a prova de que uma boa caminhada, por exemplo, pode fazer com que nossos bebês nasçam saudáveis — e no tempo certo.

“Quando lanço um artigo sobre atividade física na gestação, adoraria que um obstetra lesse e que o assunto virasse discussão entre grávidas. Esse alcance só é possível com iniciativas como o Prêmio SAÚDE”, diz Marlos Rodrigues Domingues, educador físico da Escola Superior de Educação Física da Univerdade Federal de Pelotas.

Veja os benefícios da atividade física durante a gestação:

Por que é bom se exercitar?
- Ajuda na circulação sanguínea;
- Diminui o inchaço;
- Alivia o desconforto intestinal;
- Facilidade na recuperação pós-parto;
- Melhora da postura.

O exercício pré-natal deve ser seguro e divertido. Ele pode beneficiar a saúde e a boa forma da gestante não apenas durante a gravidez, mas também no parto e na recuperação pós parto. Mas lembre-se de sempre consultar o seu médico antes de qualquer atividade física.

Fonte: Bebê.com.br e Cantinho da Mamãe


  • TAGS

Tem um bebê
prematuro?

Preencha nossos cadastro e ajude
a direcionar as ações da nossa ONG

Cadastre-se