• Parceiros oficiais:
  • Efcni
  • March of Dimes
Arraste para navegar

Palavra do Especialista: A importância do Teste do Olhinho para os prematuros

24/04/2011 testedoolhinho

"O teste do reflexo vermelho, mais conhecido como teste do olhinho, já faz parte da rotina obrigatória do exame de recém-nascidos em vários estados brasileiros.O exame pode detectar inúmeras patologias oculares, entre elas: catarata congênita, glaucoma congênito, infecções, malformações, tumores, entre outros.

Segundo a Organização Mundial de Saúde, existem 400.000 crianças cegas no mundo, 94% nos países em desenvolvimento. Pelo menos 60% das causas de cegueira ou de grave seqüela visual infantil podem ser prevenidas ou tratáveis se fossem detectadas precocemente.

Para alívio das mamães, o teste do olhinho é fácil, não doloroso e rápido: um aparelho chamado oftalmoscópio emite uma fonte de luz através da pupila e se observa o reflexo vermelho que vem da retina . O oftalmologista ainda lança mão da dilatação pupilar para um exame detalhado e minucioso de todas as estruturas oculares, a fim de detectar qualquer alteração que possa ocorrer.

No caso dos prematuros, a visão deve ter acompanhamento especial por parte dos oftalmologistas desde os primeiro dias de vida, devido aos riscos do desenvolvimento da retinopatia da prematuridade, que pode levar a cegueira se não tratada precocemente.

Sendo assim, pais, pediatras e neonatologistas devem ser esclarecidos sobre a importância do exame oftalmológico precoce desde os primeiros meses de vida. Quanto mais cedo o problema for detectado haverá mais chances de sucesso com o tratamento."

Dra. Fernanda Tavares dos Reis

Oftalmologista pelo Conselho Brasileiro de Oftalmologia

Especialista em Doenças Oculares de Prematuros pelo HCPA / CRM 30027



Tem um bebê
prematuro?

Preencha nossos cadastro e ajude
a direcionar as ações da nossa ONG

Cadastre-se