• Parceiros oficiais:
  • Efcni
  • March of Dimes
Arraste para navegar

Países unem esforços em prol dos prematuros: encontro na Bulgária

06/12/2016 Denise Suguitani, apresentando aos dados brasileiros

Aconteceu nos dias 2 e 3 de dezembro de 2016 o 3o Encontro Global em prol dos Bebês Prematuros (III Global Summit for Preemies), em Sófia, capital da Bulgária.

O evento anterior havia acontecido em março de 2016 em Bogotá, na Colômbia.

A diretora da ONG Prematuridade.com, Denise Suguitani, teve a oportunidade de, não apenas participar do evento da Bulgária como ouvinte, como também pôde mostrar um pouco da realidade da prematuridade no Brasil para os outros participantes.

Havia pessoas de todas as partes do mundo: Polônia, República Tcheca, Colômbia, Látvia, Estônia, Líbano, Eslováquia, México, Lituânia, Alemanha, Sérvia, Hungria, Rússia e, claro, Bulgária e também Brasil, representado pela Denise.

Durante todo o dia 02, os palestrantes abordaram diversos tópicos, entre eles:

- as melhores práticas em programas de follow-up em diversos países (seguimento do cuidado do prematuro)

- complicações respiratórias e como enfrentá-las

- melhores práticas nas complicações oftalmológicas, especialmente na retinopatia da prematuridade

- método canguru: método simples, de baixo custo e que salva vidas

- intercorrências neurológicas na UTI e estratégias de enfrentamento

- participação dos pais no cuidado: o papel das ONGs e das redes sociais

Falaram no evento nomes importantes no contexto da prematuridade dos países mencionados acima, como por exemplo Silke Mader, presidente da Fundação Europeia para o Cuidado do Recém-nascido (EFCNI) e o Dr. Jose Maria Solano, presidente da Sociedade Colombiana de Neonatologia (ASCON).

Já no sábado, dia 03, aconteceram visitas guiadas às principais UTIs neonatais da cidade de Sófia. Foi possível conhecer a realidade de cada unidade e conversar com os profissionais de saúde.

Veja a programação completa e os palestrantes do evento aqui.

O encontro foi um sucesso pois conseguiu aproximar várias nações, cada uma com sua realidade cultural, educacional e financeira, em um só objetivo: aprimorar suas atividades em prol dos bebês prematuros, não só tratando-se de prevenção, como também no que se refere às melhores práticas no cuidado ao prematuro durante a internação e no pós-alta, cuidados esses essenciais para diminuir os danos à saúde dos nossos guerreiros no longo prazo.

Além de todo o expertise dos profissionais que palestraram, a troca de vivências com outras ONGs foi muito enriquecedora. Conhecer o que outros paises como México, Alemanha, Lituânia, Hungria e República Tcheca estão fazendo para prevenir o parto prematuro e para dar uma melhor assistência aos seus pequeninos foi de extrema valia. Poder mostrar o que estamos fazendo e contribuir com os outros também foi recompensador. Essa troca de experiências permitiu não somente o surgimento de novas ideias para as nossas organizações, como também serviu para fortalecer e encorajar ainda mais o trabalho de cada uma das ONGs.

Nosso agradecimento aos organizadores do evento pela oportunidade de participarmos desse momento tão importante: à Nina Nikolova, presidente da ONG da Bulgária "Our Premature Children" e também à AbbVie.



Tem um bebê
prematuro?

Preencha nossos cadastro e ajude
a direcionar as ações da nossa ONG

Cadastre-se