• Parceiros oficiais:
  • Efcni
  • March of Dimes
Arraste para navegar

O que esperar de um prematuro

09/01/2014


Texto original publicado em 31 de julho de 2012.

Postado por Olivia, em Saúde das crianças

O que você pode esperar de um bebê nascido prematuro? Todo prematuro em si é diferente, mas aqui está uma lista de problemas de saúde que podem ocorrer com eles, assim como suas chances de sobrevivência e o tempo que podem precisar ficar na UTI Neo do hospital de acordo com a fase gestacional.

[caption id="attachment_10715" align="alignright" width="300" caption="Sarie Hopkins via Flickr Creative Commons"][/caption]

Prematuros nascidos com 22 semanas

Bebês nascidos com 22 semanas podem mesmo sobreviver? Não muito tempo atrás, 24 semanas era o mínimo necessário para um prematuro receber cuidados, para tentar mantê-lo vivo. Hoje, esse mínimo passou a ser de 22 semanas. Amilia Taylor nasceu com 21 semanas e 6 dias em 2006, e ela é perfeitamente saudável agora. A ciência já percorreu um longo caminho nas últimas décadas, e alguns bebês que nascem com 22 semanas - e, como Amilia mostra, até um pouco antes - sobrevivem com meses de cuidados intensivos.

Infelizmente, não são muitos destes bebês que conseguem sobreviver, e muitos dos bebês que sobrevivem nascendo tão cedo têm graves deficiências. Os bebês que nascem tão cedo assim não vão ser muito mais altos do que um lápis, e serão semelhantes a um feto - o que eles são, essencialmente. Esses prematuros não são capazes de sugar, tentam dormir o tempo todo, e não são capazes de mover os seus próprios corpos. Seus olhos são frequentemente unidos, fechados, como você pode ter visto em gatinhos. Se um prematuro de 22 semanas sobrevive, ele ou ela vai precisar de uma longa internação hospitalar.

Prematuros nascidos entre 23 e 25 semanas

Os bebês prematuros nascidos entre 23 e 25 semanas são chamados de micro prematuros. Apenas uma década atrás, as chances de micro prematuros sobreviventes era muito pequena. Os avanços tecnológicos significam que entre 15 e 45 por cento desses bebês sobrevivem agora - com o cuidado certo, é claro. Uma grande minoria dos bebês nascidos nesta fase (até 40 por cento) tem algum tipo de deficiência, como paralisia cerebral, cegueira, surdez, asma e dificuldades de aprendizagem. Muitos continuam a se desenvolver completamente normal, uma vez que estão bem o suficiente para serem levados para casa. É difícil dizer quanto tempo um micro prematuro precisará ficar na UTI Neo, pois cada bebê é muito diferente. No entanto, eles, muitas vezes, ficam no hospital por vários meses.

Prematuros nascidos entre 26 e 28 semanas

Bebês nascidos entre 26 e 28 semanas têm taxas de sobrevivência significativamente maior que aqueles entre 23 e 25 semanas - até 85 por cento. A taxa de deficiência grave desce para 25 por cento nesta fase, mas muitos prematuros ainda acabam com atrasos motores, leves deficiências visuais e/ou asma. Bebês nascidos com 28 semanas podem ser capazes de voltar para casa logo, como um mês após o seu nascimento, por exemplo, ou podem precisar permanecerem no hospital mais um pouco.

Prematuros nascidos entre 29 e 32 semanas
Bebês nascidos nesta fase ainda têm muitos riscos de saúde que estão associados aos nascimentos prematuros, mas há muito menos preocupação com a sua sobrevivência, uma vez que a gravidez havia atingido 29 semanas. 95 por cento desses prematuros sobrevivem e até 70 por cento se desenvolvem totalmente normal. Esses bebês serão menores do que os bebês nascidos a termo, mas não tem a aparência fetal que os bebês nascidos com idade gestacional anteriores tem. Os bebês nascidos entre 29 e 32 semanas podem precisar de ajuda com a respiração ou a alimentação, mas a sua permanência na UTI Neo é muito menor do que seria se tivessem nascido algumas semanas antes.

Prematuros nascidos entre 33 e 36 semanas
Os bebês nascidos entre 33 e 36 semanas são menores do que bebês nascidos a termo, e eles também correm o risco de problemas nos pulmões, e podem precisar de ajuda com a alimentação e para regular a sua temperatura. Eles se comportam muito mais como um bebê a termo do que prematuros nascidos em fases anteriores, e não precisam ficar muito tempo em uma incubadora. Embora as suas primeiras semanas podem ser difíceis, os bebês nascidos nessa fase tem em torno do mesmo risco de deficiência, como paralisia cerebral, como os bebês nascidos a termo.

Fonte: Trying To Conceive

*Tradução livre do Prematuridade.com.


  • TAGS

Tem um bebê
prematuro?

Preencha nossos cadastro e ajude
a direcionar as ações da nossa ONG

Cadastre-se