• Parceiros oficiais:
  • Efcni
  • March of Dimes
Arraste para navegar

O Prematuro e o Tempo

18/06/2014

"O tempo...

Meu prematuro só teve pressa de nascer. A partir dali, tudo foi lento. Segurar a cabeça, sentar, ficar em pé, caminhar,... tudo no seu tempo, que é bem diferente do meu tempo, do tempo dos livros, do tempo dos outros meninos da sua idade.

28191965144773801445

Essa arte de acostumar com o tempo deles é algo que me testa até hoje. E acredito que isso é um dos propósitos de se ter um filho prematuro: aprender a esperar. Ser o sinônimo da palavra Paciência. Desde os primeiros dias na UTI, o primeiro colo, a primeira roupinha, o engatinhar, os primeiros passos, tudo é tão lento, tão esperado, tão comemorado!

Acredito que uma mãe aprende tanto com um filho quanto ele com sua mãe. Paciência é um aprendizado e um "treino" constante. Mas quando as metas são mais trabalhosas de se alcançar, elas tem um gostinho de vitória muito maior do que quando elas simplesmente acontecem no tempo certo.

Meu pequeno tem disfagia. Está com 3 anos e hoje, quando a fono liberou que ele tomasse água no copo, mais uma vez eu tive a sensação que ganhei na mega sena! Me emocionei durante o almoço, enquanto ele bebia e se lambuzava de água, tomando no copo, como "gente grande".

E é essa sensação de vitórias, que para alguns são passos tão simples, para nós, mães de prematuros, são tão almejadas, tão trabalhadas, tão aguardadas, que não temos palavras para descrever. É o resultado da paciência, do amor, do carinho, da luta, da aceitação, da insistência, do cair lá no fundo e buscar neles mesmos a força para começar tudo de novo, todos os dias.

Este tempo deles realmente não pode ser comparado. Este tempo deles não consta nos livros. Este tempo deles consta apenas no nosso coração. É a nossa vitória, o nosso maior presente, e isto não tem na literatura, não tem comparação, tem apenas sentimentos... e paciência."

por Vanessa Gottert, mãe dos prematurinhos Matheus e Thiago.

Leia outras excelentes crônicas da Vanessa aqui.


  • TAGS

Tem um bebê
prematuro?

Preencha nossos cadastro e ajude
a direcionar as ações da nossa ONG

Cadastre-se