• Parceiros oficiais:
  • Efcni
  • March of Dimes
Arraste para navegar

Nutrição na infância - Entenda a interação e o aproveitamento dos nutrientes pelo organismo

02/07/2011


     "A combinação dos alimentos na dieta da criança pode exercer importante impacto na utilização dos nutrientes dos alimentos presentes. Esse fato refere-se a biodisponibilidade dos alimentos, ou seja, a quantidade de nutrientes absorvidas e verdadeiramente utilizadas pelo organismo.


     A passagem do alimento pelo trato digestório pode provocar interações entre substâncias ou entre os próprios nutrientes dos alimentos, que aumentam ou diminuem a sua utilização. Esses fatores são muito importantes e devem ser levados em consideração, uma vez que a combinação entre os alimentos pode influenciar a biodisponibilidade de nutrientes essenciais para a saúde.
     Na infância temos situações clássicas de interações positivas e negativas entre os nutrientes. Um exemplo de baixa biodisponibilidade está relacionado com um alimento muito consumido na infância: o leite. Este, que é uma importante fonte de cálcio, quando consumido junto ou próximo à ingestão de alimentos fontes de ferro (carnes, vegetais verdes e feijões), provoca diminuição da utilização do ferro. Como resultado, a criança pode ter uma diminuição importante na absorção do ferro, o que em situações crônicas pode levar à anemia. Isso indica que essas duas fontes não serem consumidas juntas freqüentemente e, portanto, as refeições como almoço ou jantar, que apresentam alimentos ricos em ferro (carnes, feijões e vegetais verdes), não devem apresentar leite e derivados com freqüência.

     No entanto existem também as combinações positivas referentes à mistura de alimentos. O consumo de alimentos fontes de vitamina C (laranja, limão, acerola), juntamente com alimentos fontes de ferro (carnes, vegetais verdes, beterraba e feijões), melhora muito a absorção desse mineral. Por isso, essa mistura é benéfica para o organismo, podendo atuar positivamente na prevenção e até mesmo tratamento da anemia."
     Aí vão alguns exemplos dos diferentes tipos de interações:
























INTERAÇÕES NEGATIVAS INTERAÇÕES POSITIVAS
Alimentos fontes de Vitamina C diminuem a absorção do cálcio dos alimentos. Alimentos fontes de vitamina C (laranja, limão, acerola, tomate), se consumidos juntos com fontes de selênio (aves, grãos integrais, cebola, alho) e ferro, melhoram a absorção desses minerais.
Alimentos fontes de zinco (carne, iogurte), ferro ou cálcio, se consumidos juntos com fontes de fosfatos (vegetais verdes-escuro), formam compostos insolúveis de baixa absorção. A frutose, que é o açúcar contidos nas frutas, tem o poder de melhorar a absorção do ferro.
Os taninos, substâncias presentes nos chás (mate e preto) e água tônica, diminuem a bionisponibilidade das proteínas, do ferro, zinco e cobre (fígado, nozes, ameixa). O açúcar do leite (lactose), melhora a absorção do cálcio.
Ovo: O ferro existente no ovo possui uma baixa biodisponibilidade, pois substâncias presentes no próprio ovo (quelantes), formam com o ferro compostos insolúveis que não são absorvidos.
A gordura contida nos alimentos (carnes, óleos, manteigas) melhora a absorção do ferro e das vitaminas A e D.

Fonte: www.rgnutri.com.br


  • TAGS

Tem um bebê
prematuro?

Preencha nossos cadastro e ajude
a direcionar as ações da nossa ONG

Cadastre-se