• Parceiros oficiais:
  • Efcni
  • March of Dimes
Arraste para navegar

Novo formulário dá orientação técnica sobre amamentação do prematuro

14/05/2014 amamentacaoprematuro-300x200

Por: Prof. Marcus Renato de Carvalho, IBCLC

[caption id="attachment_13932" align="alignright" width="300" caption="Foto: Reprodução"][/caption]

O “Formulário de Observação de Mamada para o RN pré-termo” é um instrumento experimental não referendado que se utiliza de conceitos clínicos e fonoaudiológicos bem fundamentados para auxiliar o profissional cuidador da mãe e do bebê prematuro na condução de uma mamada adequada e segura.

Sua aplicação não leva em conta parâmetros tradicionalmente utilizados por muitos serviços como a idade gestacional e o peso do RN, permitindo o início e a continuidade do processo de amamentação em bebês com peso muito abaixo dos 1800 gramas ou das 34 semanas de idade gestacional.

A estabilidade respiratória e a capacidade de coordená-la com a sucção e a deglutição são o mote para o início do contato com o seio, com a sucção.

A aplicação deste formulário por um cuidador treinado e atento permitirá com segurança a progressão do tempo de mamada e a avaliação de sua eficiência sem submeter o RN aos riscos detalhadamente descritos em seus itens de observação.

O cuidado com a ambientação em que a experiência da amamentação se desenrola e com a postura do bebê e da mãe durante o ato da mamada, bem como aspectos ligados ao comportamento do bebê e ao “funcionamento” da sucção podem, utilizando este instrumento, ser avaliados e identificados como sinais favoráveis ou como indicativos de problemas, sugerindo interrupção ou ajuste do ato, de acordo com a sua intensidade.

Assinalando cada parâmetro no campo correspondente, pode-se avaliar uma mamada em toda sua dimensão, evitando a adoção de paradigmas injustificados que tratam de uma forma única a grande variedade de bebês e suas capacidades próprias e intransferíveis.

Este formulário de observação de mamada para o bebê pré-termo é, na verdade, um instrumento de cuidado individualizado que leva em conta o desenvolvimento de cada bebê, seguindo as práticas modernas do cuidado neonatal.

Luis Tavares

Baixe o formulário completo no nosso Slide Share

Fonte: Aleitamento.com


  • TAGS

Tem um bebê
prematuro?

Preencha nossos cadastro e ajude
a direcionar as ações da nossa ONG

Cadastre-se