• Parceiros oficiais:
  • Efcni
  • March of Dimes
Arraste para navegar

Novembro: Mês de Sensibilização para a Prematuridade

02/11/2012


No dia 17 de Novembro será comemorado o Dia Internacional de Sensibilização para a Prematuridade.

Vamos também dedicar este mês para refletirmos mais sobre a prematuridade?

Em Novembro, mais do que nunca, é importante disseminarmos informações sobre como prevenir o parto prematuro (o que nem sempre é possível) e também falarmos sobre a falta de tratamento adequado, e sobretudo humanizado, que muitos prematurinhos mundo afora têm enfrentado.

Nesse contexto, é com muito orgulho que anunciamos aqui, em primeira mão, que recentemente a EFCNI (Fundação Européia para o Cuidado com os Recém-Nascidos) entrou em contato com o Prematuridade.com e, para nossa alegria, firmamos parceria na luta pela causa prematura!!!

Não precisamos nem dizer o quanto esta aliança nos honra, né? Ela é consequência de muito esforço e dedicação à essa causa; dedicação essa que acabou sendo notada lá do outro lado do Oceano Atlântico! :o)

E que tal apoiarmos a iniciativa da EFCNI para mostrar a força da causa prematura no mundo todo e iluminarmos nossas cidades com a cor roxa? A Global Illumination Initiative sugere que em Novembro se utilize a cor roxa para iluminar prédios e monumentos, em demonstração de apoio à causa.

Já a nossa sugestão é que, além da iluminação pública, todos também vistam-se de roxo no dia 17 em Novembro: seja uma blusa, uma calça, um lenço, um detalhe no cabelo, enfim... vamos mostrar ao mundo que estamos conectados e lutando juntos!!! (acesse aqui o evento criado no Facebook e participe!).

Também no Twitter, usem #DiaMundialdaPrematuridade (tanto faz letras maiúsculas ou minúsculas).

Ainda sobre o 17 de Novembro...  vocês sabiam que o surgimento dessa data tão especial (17 de Novembro) tem a ver com uma história real de prematuridade? Não?

Então deixo para vocês aqui um textinho da EFCNI que conta um pouquinho sobre como tudo começou.

"Por que um dia especial para Prematuridade?

No mundo todo, um em cada dez bebês nasce prematuro. Todos os anos, cerca de 15 milhões (dados de 2012) de crianças nascem antes do tempo. E esse número continua aumentando, apesar do número total de nascimentos estar diminuindo gradativamente. Isso significa que em todo mundo há um aumento significativo de recém-nascidos vulneráveis ​​a cada ano, bem como o número de chamados "ex-prematuros" é cada vez maior.

À medida que essas crianças crescem, eles têm maior risco para problemas de aprendizagem e comportamentais, paralisia cerebral, deficiências sensoriais e motoras, infecções respiratórias crônicas e doenças cardiovasculares ou diabetes, em comparação com bebês nascidos a termo.

Apesar do elevado número de nascimentos prematuros e os riscos neles envolvidos, a maioria da população não está ciente de que muitas vezes é possível prevenir o parto prematuro e suas consequências para a saúde do bebê.

Por que 17 de novembro?

Em 17 de novembro de 2008 - nasceu a idéia.

A EFCNI (European Foundation for the Care of Preterm Infants), parceira do Prematuridade.com, iniciou a primeira reunião de Organizações de Pais Europeus em Roma, Itália.

Durante esta reunião, os representantes decidiram criar um dia de conscientização para bebês prematuros e suas famílias.

17 de novembro foi escolhido porque este dia tem um significado muito especial e emocionante para um dos fundadores da EFCNI: após a morte de seus trigêmeos prematuros, em dezembro de 2006, ele tornou-se pai de uma filha nascida em 17 de novembro de 2008. Ao mesmo tempo, o March of Dimes, organização de caridade Americana para prematuros e recém-nascidos, teve uma ideia semelhante e lançou um Dia da Consciência para a Prematuridade, em 17 de novembro nos EUA."

 

Fonte: http://www.efcni.org/index.php?id=991


  • TAGS

Tem um bebê
prematuro?

Preencha nossos cadastro e ajude
a direcionar as ações da nossa ONG

Cadastre-se