• Parceiros oficiais:
  • Efcni
  • March of Dimes
Arraste para navegar

Notícia | Problemas dentários, bebês prematuros e com baixo peso

25/07/2012





Mesma fonte


     "O parto prematuro e a deficiência na saúde bucal podem estar diretamente relacionados. De acordo com Carla Ferreira Kikuchi, ginecologista obstetra do Hospital e Maternidade Santa Joana, de São Paulo, os problemas dentários não só causam prematuridade nos partos, como também o nascimento de bebês com baixo peso.
     O fenômeno acontece por conta das bactérias que circulam no organismo. Por isso, qualquer problema dentário pode causa prematuridade ou baixo peso de recém-nascido, explica a médica.

     De acordo com a ginecologista, boa parte das gestantes apresenta problemas bucais. "Como na maioria das vezes a gravidez não é planejada, a mulher já começa com algum problema dentário", diz. "E, durante a gestação, elas tendem a cuidar menos dos dentes. Os enjôos atrapalham a escovação e as pacientes não higienizam a área com a frequência necessária", esclarece.

     Quando a gravidez é planejada, o ideal é que, na consulta prévia, o ginecologista oriente a paciente a fazer uma visita ao dentista.


Tratamento dentário na gravidez

     O tratamento dentário está liberado durante a gestação, desde que seja algo que realmente não possa esperar. "O dentista vai avaliar se é algo que dá para esperar até o segundo trimestre da gravidez ou até depois que o bebê nascer, Mas, se for de urgência, por conta de infecções, a paciente deve fazer", afirma.

     De acordo com Carla, o dentista e o obstetra devem ter uma relação estreita. "Se houver necessidade de ministrar um antibiótico, o ginecologista vai indicar quais são os liberados durante a gestação. Por isso, o diálogo é muito importante", assegura. 

     Depois de fazer o tratamento, é essencial que a mulher passe a ter uma boa rotina de higiene bucal. "Durante a gestação, ela passa a fazer mais refeições, mas, por outro lado, não cria o hábito de escovar os dentes com a mesma frequência", conta. O acumulo dos restos desses alimentos pode acabar causando um novo problema dentário."

Fonte: http://vidaeestilo.terra.com.br/fertilidade/noticias/0,,OI5829867-EI20144,00-Problemas+dentarios+podem+causar+parto+prematuro.html




  • TAGS

Tem um bebê
prematuro?

Preencha nossos cadastro e ajude
a direcionar as ações da nossa ONG

Cadastre-se