• Parceiros oficiais:
  • Efcni
  • March of Dimes
Arraste para navegar

Movimento Um Polvo de Amor: polvos de crochê ajudam bebês prematuros

16/03/2017 Captura de tela 2017-03-16 às 21.23.04

Já havíamos publicado em fevereiro deste ano sobre a incrível razão porque um polvo de crochê pode ajudar um prematuro a viver. E parece que a ideia está conquistando o mundo inteirinho!

A página do Facebook da Tribuna da Massa (TV Guará), do Paraná, compartilhou a matéria que fez sobre o projeto super fofo que está ajudando os bebês prematuros que precisam ficar na UTI do Hospital Regional de Ponta Grossa (PR) a se recuperarem mais rápido. O polvo de crochê tem a função de, além de proporcionar conforto, com os seus tentáculos, remeter ao cordão umbilical e a textura também permite uma lembrança das condições uterinas. Uma das provas de que o projeto está dando certo é a observação da frequência cardíaca dos bebês diminui consideravelmente com o envolvimento dos bebês nos pequenos polvos. A ação começou com Luciane, uma auxiliar administrativa do hospital, fabricando os bichinhos e agora quer ensinar a atividade para as mães dos bebês. Outro motivo bacana na ação é que após a alta hospitalar, o prematuro pode levar seu novo amiguinho para casa, o que pode auxiliar na adaptação para um novo ambiente. 

Confira aqui.

Esses benefícios já haviam sido identificados na Dinarmarca, no chamado Projeto Polvo Dinarmaquês, um movimento solidário de voluntários que abastece 17 hospitais na Dinamarca e na Groelândia desde 2013, com mais de 20 mil polvos sendo entregues desde então, e a ideia está sendo aplicada em unidades neonatais de outros países ao redor do mundo como Reino Unido, Espanha, Estados Unidos, Polônia, Alemanha, Áustria, Canadá, Ucrânia, França, Bélgica e agora no Brasil também. Na Espanha, a associação chamada Pulpitos Solidarios desenvolve uma ação totalmente altruísta e espera que aumente a produção dos bichinhos. "Se trata de um movimento solidário: não tem nenhum sentido cobrar por esses polvos para os prematuros", confirma uma das organizadoras Lorena Crespo.

Neste vídeo, pode-se ter uma noção de como funciona a aproximação entre os polvos e os bebês.

Movimento Um Polvo de Amor

A ONG Prematuridade.com adorou a ideia e quer gerenciar uma rede do bem aqui no Brasil distribuindo os polvos de crochê pelo país através do Movimento Um Polvo de Amor! 
Se você tem interesse em ser voluntário na fabricação dos bichinhos para os prematuros ou se você trabalha em uma instituição hospitalar e acredita que sua unidade neonatal tenha interesse em receber os óctopus, por favor, entre em contato através do e-mail enviando seus dados (nome, cidade e função): contato@prematuridade.com

Vamos juntos nessa corrente do bem em prol dos nossos guerreirinhos?

Fontes: Tribuna da Massa El Pais.


  • TAGS

Tem um bebê
prematuro?

Preencha nossos cadastro e ajude
a direcionar as ações da nossa ONG

Cadastre-se