• Parceiros oficiais:
  • Efcni
  • March of Dimes
Arraste para navegar

Método Canguru: diretrizes do cuidado

09/10/2018 O Método Canguru é uma política nacional de saúde que integra um conjunto de ações voltadas para a qualificação do cuidado ao recém nascido e sua família.

A Coordenação-Geral de Saúde da Criança e Aleitamento Materno (CGCAM/DAPES/SAS/MS), do Ministério da Saúde do Brasil, lançou o guia Método Canguru: Diretrizes do Cuidado, onde encontramos as diretrizes para a rotina de cuidados ao recém nascido em atenção às propostas contidas na Norma da Atenção Humanizada ao Recém nascido – Método Canguru. 

O Método Canguru é uma política nacional de saúde que integra um conjunto de ações voltadas para a qualificação do cuidado ao recém nascido e sua família. Estas ações devem ser estabelecidas pelas equipes profissionais das Unidades Neonatais que devem estar preparadas para oferecer um atendimento de Saúde qualificado, observando a individualidade de cada criança e de sua história familiar. O guia apresentada as diretrizes que norteiam o trabalho em cada uma das três etapas de cuidado propostas pelo Método Canguru e, posteriormente, descreve as diretrizes propostas para diferentes rotinas de cuidados. Como forma de fortalecer as atividades das equipes de saúde que utilizam os Cuidados Canguru para atendimento de recém-nascidos, os autores orientam a leitura do Manual do Método Canguru (3ª edição) que descreve de forma pormenorizada as informações teóricas e práticas presentes nessas diretrizes.

Confira aqui a versão atualizada de 2018.

Foto: Portal de Boas Práticas.



Tem um bebê
prematuro?

Preencha nossos cadastro e ajude
a direcionar as ações da nossa ONG

Cadastre-se