• Parceiros oficiais:
  • Efcni
  • March of Dimes
Arraste para navegar

Estudo revela os benefícios do método canguru a longo prazo

02/03/2017 Fonte: http://w-hospital.in/kangaroo-mother-care-for-preterm-babies/

Os benefícios do método canguru, que foi criado na Colômbia e consiste no contato contínuo pele-a-pele entre mãe e bebê, são amplamente aceitos e provados. Estudos comparativos entre o uso do método versus o método tradicional, quando os bebês ficam praticamente o tempo todo na incubadora, já demonstraram os benefícios do método canguru em relação à sobrevivência e desenvolvimento dos bebês e no vínculo com a mãe.

Já foi documentado efeitos a curto e médio-prazos relacionados à sobrevivência, desenvolvimento e vínculo em um estudo randomizado e controlado conduzido entre 1993 e 1996. Agora os pesquisadores publicaram um estudo investigando os benefícios do método canguru a longo prazo. E este estudo mais recente indica que o método canguru tem efeitos protetivos ainda mais duradouros, até mesmo 20 anos depois da intervenção.

Os mesmos pesquisadores que conduziram o estudo comparativo dos anos 90 decidiram estudar os efeitos protetivos do método canguru em relação às áreas cognitivas, afetivas, sociais e acadêmicas daqueles bebês. Eles recrutaram uma amostra de adultos que participaram do estudo antigo e os avaliaram durante 3 dias através de exames médicos, psicológicos e neurofisiológicos. Também obtiveram informações completas sobre a educação e o trabalho dessas pessoas. O estudo revelou que 20 anos depois, os adultos que haviam passado pela intervenção (método canguru) apresentavam vantagens comparados aos os outros participantes em relação à absenteísmo na escola, hiperatividade, agressividade, externalização e comportamentos transviados.

Com base nestes achados, devemos continuar buscando ampliar ainda mais o alcance do método canguru no mundo todo.

Leia o artigo completo em inglês no Pediatrics: "Twenty-year Follow-up of Kangaroo Mother Care Versus Traditional Care"

Fonte da imagem: http://w-hospital.in/kangaroo-mother-care-for-preterm-babies/



Tem um bebê
prematuro?

Preencha nossos cadastro e ajude
a direcionar as ações da nossa ONG

Cadastre-se