• Parceiros oficiais:
  • Efcni
  • March of Dimes
Arraste para navegar

Estimule seu prematuro com atividades do dia-a-dia

29/06/2013


por Tathiana Ghisi de Souza


"Este texto tem como objetivo orientar pais, mães e cuidadores sobre como estimular seus bebês com atividades do dia a dia visto que muitas mães entendem a necessidade da estimulação, mas não sabem como fazer.


Aí vão algumas dicas segundo cada etapa do desenvolvimento. Se o seu bebê for prematuro não se esqueça de levar em consideração a idade corrigida na hora de realizar os exercícios!


0-3 meses: Durante este período o bebê passa quase todo o tempo como um "come e dorme", mas você pode aproveitar os momentos em que ele estiver mais acordado para estimular a aquisição do controle da cabeça, realizando os exercícios de passagens.


Você  pode ensinar para o seu pequeno quais os movimentos que ele deve fazer para executar as funções do dia a dia como levantar, sentar, rolar, e para fazer isso é só você pensar em como você realiza o movimento. Por exemplo, quando você está deitada de barriga para cima quais os movimentos que você faz para levantar? Primeiro se senta, depois levanta, certo? Então a partir de agora quando você for trazer seu pequeno ao colo, você primeiro vai sentá-lo, depois levantá-lo e depois trazer ao colo. Para sentá-lo, dê um apoio nos ombros e puxe-o para sentar. Você vai notar que aos poucos ele vai começar a fazer força e isso é ótimo pois isto também irá estimular o controle de cabeça!


Sempre que o bebê estiver bem acordado tente deixá-lo de barriga para baixo. Você vai perceber que ele algumas vezes fará força com a cabecinha para cima até ficar cansado, e então não tentará mais, e este é o momento de parar!!



3-6 meses: Após os primeiros 3 meses, o bebé já vai interagir mais consigo e com o ambiente, então você poderá usar os brinquedos para estímulo visual e notar que ele já responde melhor, seguindo os objetos com mais facilidade. Este é também o momento de estimular o controle de tronco ("força na barriguinha"), e para isso basta brincar de “serrador” (serra, serra, serrador, serra o papo do vovô…..), puxando o bebé para se sentar, diminuindo cada vez mais os apoios, começando a segurar na altura dos ombros, depois cotovelos e por fim nas mãozinhas.

Uma ótima dica para esta fase é segurar o bebê de cadeirinha no colo quando for passear e deixar sua cabeça livre, sem apoio no seu corpo. Isto vai estimular os músculos do tronco. Quando você perceber que o bebê está cansado (normalmente quando começam as reclamações e manhas) deixe-o encostar em você.

6-9 meses: Chegou o momento de rolar! Sei que as crianças não gostam muito de ficar de barriga para baixo, mas é muito importante que fiquem, pois só assim vão ter estímulo para se virar.

Uma outra maneira de estimular o rolar, é deixar que o bebê segure os pés, pois ele os levará até a boca alongando a musculatura posterior da perninha e fará movimentos de pacotinho para os lados até que consiga virar sem intenção. Depois de fazer isso várias vezes ele vai aprender que consegue rolar quando joga o peso do corpo para o lado.

Esta é uma ótima fase para brincar com ele usando a bola ou o cavalinho, e não se esqueça que o seu bebê está ficando maiorzinho!

9-12 meses: Estimule o engatinhar, deixe o seu bebê na posição de gato o tempo que for necessário, e durante esta fase também é importante fazer exercícios para aumentar a força nas pernas. Deixar o bebê de frente para o sofá e em pé é ótimo, ou sentá-lo em sua perna e fazer com que ele levante repetidamente para pegar um brinquedo no sofá também ajuda bastante. Tendo as pernas mais fortes ele vai se aventurar mais na postura em pé e logo dará os primeiros passinhos!

É importante verificar se o bebê está com uma roupa confortável, de modo a não restringir os seus movimentos e escorregar. Nesta fase uma queda pode causar insegurança e fazer com que seu pequeno demore mais tempo para se soltar.

Bom divertimento!!!"

Fisioterapeuta Tathiana Ghisi de Souza

Especialista em Fisioterapia Neonatal -UNICAMP

Mestre em Saúde da Criança e do Adolescente -UNICAMP

[email protected]

www.facebook.com/EstimulandoBebes
 


  • TAGS

Tem um bebê
prematuro?

Preencha nossos cadastro e ajude
a direcionar as ações da nossa ONG

Cadastre-se