• Parceiros oficiais:
  • Efcni
  • March of Dimes
Arraste para navegar

Estimulação sensório-motora no prematuro de alto risco

04/07/2013 cbf9569dfcb870f6efd9f184918fe63e

"O desenvolvimento motor de uma criança é definido pelos marcos motores, sendo os mais conhecidos: segurar a cabeça, sentar, engatinhar e andar. Diversos estudos mostram que os prematuros de alto risco apresentam uma maior probabilidade de apresentar atraso do desenvolvimento neuropsicomotor, com isso a estimulação sensório-motora é de extrema importância na vida destes bebês.

A estimulação sensório-motora é uma forma de organizar e potencializar a interação do recém-nascido com o ambiente por meio de estímulos adequados para cada fase do desenvolvimento, fazendo com que estes prematuros tenham um desenvolvimento próximo ao padrão típico. Indica-se que o tratamento seja iniciado quando a idade gestacional for maior que 34 semanas.

O tratamento baseia-se em dar estímulos visuais, auditivos e táteis ao recém-nascido de forma adequada respeitando a fase em que o bebê está, bem como na orientação aos pais sobre quais são os estímulos que podem ser feitos em casa. O tratamento é a longo prazo e o desenvolvimento do bebê é acompanhado de perto pelo fisioterapeuta até que ele consiga andar de forma segura.

A estimulação deve ser realizada por um fisioterapeuta que tenha conhecimentos sobre o desenvolvimento motor adequado do recém-nascido e, usualmente é realizado por algum profissional que tenha especialização em neurologia. É importante ressaltar este tópico, pois não são todos os profissionais da fisioterapia que lidam com os prematuros de alto risco e que têm conhecimentos para este tipo de intervenção, que quando bem realizada não interfere no ganho de peso.

Os resultados são excelentes e já foram comprovados através de diversos estudos publicados em revistas científicas da área. O prematuro de alto risco quando em tratamento fisioterapêutico apresenta um desenvolvimento motor muito próximo de um bebê a termo."

Fisioterapeuta Patrícia de Oliveira Lattaro
Especialista em Reabilitação Neurológica – UNIFESP/EPM
[email protected]
www.facebook.com/PlenitudePilatesEReabilitacaoCorporal


Tem um bebê
prematuro?

Preencha nossos cadastro e ajude
a direcionar as ações da nossa ONG

Cadastre-se